Categories: Política

Plano de educação tem que ficar pronto até o dia 21

Bruno Lamas propôs emenda para criar uma universidade estadual. Foto: Divulgação

Por Conceição Nascimento 

Universalização do ensino fundamental de nove anos para toda população de seis a 14 anos; alfabetização de crianças até os oito anos, a erradicação do analfabetismo absoluto e redução em 50% do analfabetismo funcional. Estas metas estão entre as vinte definidas pelo Plano de Educação Nacional (PNE) até 2024.

Os deputados estaduais têm 20 dias para apreciar e votar o projeto de lei 234/2015, que contém o Plano Estadual de Educação. Estados e municípios devem elaborar seus planos até o dia 25 de junho, adequando-se à Lei Federal 13.005/2014, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE), definindo metas para os próximos 10 anos.

De acordo com o PNE, o plano deve ser aprovado até 21 de junho em todos os estados “Entendo que o plano foi pouco debatido. Isso não é bom”, disse o deputado Bruno Lamas (PSB).

Ele acrescentou que propôs uma emenda ao projeto “para que seja criada a Universidade Estadual”, resumiu.

Foram realizadas audiências públicas entre os dias 12 e 18 de maio para discutir o plano estadual. As sugestões apresentadas pelos populares foram avaliadas por uma comissão formada por instituições ligadas ao segmento da educação.

A Secretaria de Comunicação da Serra (Secom) informou que já foram realizadas cinco audiências públicas no município para debater com a sociedade civil a construção do Plano Municipal de Educação. “Será também aberta uma consulta pública on line e, em seguida, o Plano será enviado para a Câmara Municipal para aprovação dos vereadores”, disse em nota a Secom.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

36 minutos atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

17 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

23 horas atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

24 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

1 dia atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás