Notícias

Planalto Serrano dá um passo na sua formação histórica e terá ano de fundação oficializado

Bairro começou como nome de Marajá. Foto: Divulgação

O bairro Planalto Serrano que teve sua origem através de projetos de loteamentos terá sua data de fundação oficializada.

A comunidade teve início por meio do Decreto Municipal n.º 215/80 de (02/09/1980), sob o nome de Conjunto Habitacional “Coronel João Miguel” construído pela empresa Marajá após alguns anos de construção a empresa abriu falência.

Depois que a empresa abriu falência as obras foram paralisadas e abandonadas. Posteriormente, famílias inteiras vindas de outros estados em sua maioria dos estados da Bahia, Minas Gerais, Alagoas e Pernambuco ocuparam as casas que a falida Marajá havia construído. Até hoje é possível encontrar casas que foram feitas pela Marajá no bairro.

Anteriormente o bairro era chamado de Marajá devido empresa que era responsável pela construção do conjunto habitacional, mas como a marajá se remete a quem tem muito dinheiro e essa não era a realidade dos moradores a época a comunidade decidiu por alterar o nome do bairro.

Boa parte do bairro está localizada acima do nível do mar por isso o nome “Planalto” foi escolhido e “Serrano” veio por conta do município da Serra, o bairro era um só e por seu tamanho para o poder público era muito difícil de se executar ações que atendessem a todos por isso foi proposta a divisão do bairro em três blocos, Planalto Serrano – Bloco A, Bloco B e Bloco C, como é até os dias atuais.

Atualmente o bairro Planalto Serrano é referência em relação ao comércio forte e pujante, a quem diga que o comercio do local é o mais forte da região da grande Serra Sede, com serviços e produtos que muitas das vezes são reconhecidos nacionalmente.

O projeto é do vereador Paulinho do Churrasquinho. Foto: Divulgação

Preocupado com a história dos bairros o Vereador Paulinho do Churrasquinho (PDT) apresentou o projeto de lei 261/2021 que oficializa o ano de 1987 como ano de fundação dos bairros Planalto Serrano Bloco A, B e C, o projeto institui ainda o segundo final de semana do mês de junho como data de aniversário de fundação dos bairros.

“A história do nosso bairro infelizmente vem morrendo através de seus fundadores, moradores antigos que infelizmente falecem e levam com eles parte da nossa batalha para sermos o Planalto Serrano que somos hoje, engana-se quem acha que vamos parar por aqui, nosso bairro tem muito a melhorar”. disse o Vereador que também é morador do bairro.

O projeto de lei foi aprovado pelos Vereadores por unanimidade e segue para sanção do Prefeito Sergio Vidigal.

Com colaboração de Sandersson Almeida

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

5 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

7 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

11 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

13 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

14 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

15 horas atrás