Categories: Meio Ambiente

Placas sobre proibição de motos no Mestre Álvaro são arrancadas

Uma das placas foi derrubada no dia 7 de setembro. Foto: Divulgação leitor

Ana Paula Bonelli

As placas instaladas para proibir a prática do motocross na Área de Proteção Ambiental (Apa) do Mestre Álvaro ficaram apenas sete dias de pé. A sinalização havia sido instalada nas entradas da Apa, na região da Serra-sede.

A instalação aconteceu no dia 1º de setembro e desde o dia 7 as placas já não estão mais nos locais.

“A que foi derrubada ficava na trilha Norte próximo ao Jardim Botânico. A outra placa foi retirada a pedido de um comerciante e não foi recolada ainda. Esta ficava em Guaranhuns”, denuncia um ativista que não terá o nome identificado.

A Prefeitura da Serra disse que as duas placas serão reinstaladas na semana que vem. Uma das placas vai ter que passar por manutenção, porque foi danificada. E a outra será instalada perto da pedra da Tartaruga em parceria com o dono do restaurante, por ser um local mais estratégico.

O município disse também que instalou as placas com o objetivo de reduzir os impactos ocasionados pela atividade de motocross nos limites da APA do Mestre Álvaro.  Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura trata-se de uma atividade que ocasiona impactos relevantes, como a abertura e utilização de novas trilhas, erosão e compactação do solo, ruído excessivo e atropelamento de fauna.

A Prefeitura ressaltou ainda que a atividade do motocross estava sendo realizada de forma irregular e prometeu endurecer a fiscalização junto com a Guarda Municipal e a Polícia Militar Ambiental. Se alguém flagrar motocicletas na região basta denunciar para a Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Serra (Semma) pelos telefones 0800-283-9780 e 99951-2321. A equipe tem que ser acionada no momento em que a ocorrência estiver em curso para autuação e multa.

Paralela a medida um projeto de lei tramita na Câmara de Vereadores pedindo a proibição definitiva da prática de trilhas na APA. O autor do projeto que já foi lido e aprovado é o vereador Aecio Leite (PT). Agora o próximo passo é o prefeito Audifax Barcelos sancionar a lei.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

2 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

2 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

3 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

4 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

5 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

6 horas atrás