Categories: Meio Ambiente

Petrobras nega vazamento radioativo no TIMS em Carapina

 

O material estava armazenado de forma irregular, segundo o Ibama no depósito da empresa que fica no TIMS. Foto: Divulgação leitor

A Petrobras afirma que não houve vazamento radioativo dos 942 tonéis de 200 litros atingidos pelo incêndio ocorrido no depósito da empresa no TIMS, entre os dias 27 e 28 de janeiro. Os tonéis armazenam borras oleosas resultantes da limpeza de tanques e de equipamentos utilizados na produção e processamento de petróleo, material que contém substâncias radioativas naturais, como Rádio 226 e Rádio 228, também chamados de NORM (sigla em inglês).

Segundo a assessoria de imprensa da petroleira, o incêndio atingiu, principalmente, os paletes de madeira e as sobre-embalagens plásticas. A Petrobras disse, também, que a operação de armazenamento desse material, a exemplo de todas as operações da Petrobras, possui Plano de Resposta a Emergência que atende às normas e necessidades específicas de cada instalação.

Após o incêndio, a Petrobras entregou à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) um plano de ação, que compreende as atividades de monitoramento, limpeza e acondicionamento a serem realizadas pela companhia em razão do incêndio. Esse plano já foi aprovado pelo órgão regulador.

A empresa disse, ainda, que o material será levado para novos galpões, já construídos e localizados em outro lote no TIMS, devidamente licenciados, de acordo com as normas dos órgãos reguladores. Esse espaço já recebe tambores contendo borra oleosa com NORM, provenientes das unidades marítimas de produção da Petrobras no Espírito Santo.

A assessoria de imprensa do CNEN disse que a transferência para galpões deveria ter acontecido em agosto do ano passado e o órgão, que é ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, não sabe por que a Petrobras não fez antes. Técnicos do CNEN coletaram amostras da área afetada. O material está em análise química, que deve apontar se houve ou não vazamento.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

12 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

13 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

13 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

14 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

17 horas atrás