Categories: Meio Ambiente

Petrobras diz que gasodutos na Serra oferecem segurança

Moradora da região de Jacaraípe foi uma das que se assustaram e sofreram com o forte mau cheiro provocado pelo vazamento em válvula do gasoduto

Por Clarice Poltronieri

Duas situações envolvendo a Petrobrás alertam para o perigo das operações da empresa na Serra e na Grande Vitória. A última foi nesta quarta (26), uma explosão num tanque de combustível da Petrobrás Distribuidora, na área do complexo industrial da Vale, que deixou dois operários mortos, ambos moradores da Serra.

Outra situação foi no último domingo (23), quando moradores de Jacaraípe se assustaram com um forte cheiro de gás no bairro, por conta do vazamento num gasoduto da BR Distribuidora, empresa ligada à Petrobrás.

Com mais de 30 km do território e pelo menos 16 bairros da Serra ocupados por dois gasodutos principais – o Lagoa Parda (com 18,6 km) e o GASVIT (com 12,1 km) – fica a preocupação com o risco de acidentes. Isso sem contar os gasodutos secundários, que levam gás natural para residências, comércios e indústrias, cuja extensão não foi divulgada pela empresa.

O gasoduto Lagoa Parda passa pelo Bairro das Laranjeiras, Boulevard Lagoa, Civit II, Costa Dourada, Jardim Limoeiro, Parque Industrial, Portal Jacaraípe, Residencial Jacaraípe, Santa Luzia, São Geraldo, São Patrício, Valparaíso.  Já os GASVIT passa por Central Carapina, Diamantina, São Geraldo, Terminal Intermodal da Serra (TIMS).

Mas a assessoria da Petrobras garante que os gasodutos são seguros. Ela informa que há vistoria diária da rede, instalação de válvulas de bloqueio do gás natural e a sinalização da rede com tachões no asfalto, placas de sinalização e marcos quilométricos. Além disso, adiciona ao gás natural, que é inodoro, tóxico e altamente inflamável, outro tipo de gás que dá cheiro (odorante) a ele para que qualquer vazamento seja identificado.

Foi o que ocorreu em Jacaraípe. Segundo a assessoria, não havia risco de explosão ou intoxicação, pois o cheiro sentido foi do vazamento deste gás odorante. A Petrobrás disse que o problema foi numa válvula no reservatório desse odorante e não tinha gás natural misturado.

Qualquer problema os moradores devem acionar a empresa no tel 0800 595 0197.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

3 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás