Categories: Política

Petistas comentam condenação de Lula em segunda instância

Os três desembargadores do TRF-4 ainda aumentaram a pena de 9 para 12 anos

Lourencia Riani (à esquerda) diz que o julgamento foi político. Foto: Divulgação

Conceição Nascimento

Ainda com a possibilidade de recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado hoje, em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão. A decisão é da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o TRF-4, e a orientação dos desembargadores é de que o início da pena seja cumprido em regime fechado.

 A acusação contra o petista é de corrupção e lavagem de dinheiro, e o recurso do presidente foi rejeitado pelos desembargadores João Pedro Gebran Neto, relator; Leandro Paulsen, revisor; e Victor dos Santos Laus, em Porto Alegre. Por ser decisão unânime, não há mais possibilidade de recurso para reverter a decisão no TRF-4, mas apenas em instâncias superiores.

A condenação tem impactos em uma eventual candidatura do petista à Presidência da República em 2018, uma vez que ele poderá ser enquadrado na

Áecio Leite. Foto: Divulgação

Lei da Ficha Limpa.   

Petistas ouvidos pela reportagem apontam que o julgamento é político e que a candidatura de Lula está mantida. 

“A decisão de hoje já estávamos esperando, uma jogada orquestrada pela direita. Vamos partir para uma discussão de rua, movimento organizado. Não vamos parar e vamos operar pelo campo jurídico internacional. Queremos realmente que Lula seja candidato em 2018. Juristas internacionais têm apontado a possibilidade de uma manobra política contra o ex-presidente”, disse o vereador da Serra, Aecio Leite. 

 

Givaldo Vieira. Foto: divulgação

O deputado federal Givaldo Vieira (PT) disse que “havia um script montado, de um julgamento que foi o mais célere de toda a história do TRF, que também teve sua data de julgamento adiantada, passou na frente de outros processos. O objetivo era simplesmente confirmar uma condenação sem provas com objetivo político, objetivo de retirar da disputa eleitoral o seu maior concorrente, que era o Lula. É lamentável a confirmação de que o Poder Judiciário Brasileiro está capitaneado pelos interesses políticos da elite dominante. É uma ofensa à democracia. Aqueles que aplaudem hoje esse ataque e injustiça a Lula podem também ser vítimas no futuro, pois se abre um precedente, que é o julgamento político pela Justiça brasileira”.

 Miguel Junior, presidente municipal do PT, também destacou que “foi uma decisão de cartas marcadas. A imprensa, antes da abertura do relatório, já estava divulgando o resultado. Não foi o julgamento de um crime cometido, foi um julgamento político.

Miguel Junior é o presidente municipal do PT. Foto: Reprodução: arquivo pessoal

É o primeiro turno da eleição de 2018, uma vez que a direita não conseguiu emplacar um candidato”, avaliou. 

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania da Serra, Lourência Riani, disse que é um momento não democrático do Judiciário brasileiro, uma Justiça seletiva, que no mesmo dia que condena o Lula, arquiva o processo contra o Serra (José Serra, senador). Para nós, dizer que não imaginávamos não é verdade, por tudo o que foi feito até agora, a não condenação de Aecio, de Temer e arquivamento de todos os processos da direita. Tínhamos expectativa de que acontecesse algo novo diante da pressão internacional. É uma condenação política para não permitir que Lula seja candidato à Presidência da República, porque seria eleito no primeiro turno. A população brasileira já percebeu a perda dos direitos e seus direitos trabalhistas retirados, salários derretidos. Vamos lutar até o final com recursos na corte internacional para que ele tenha direito a ser candidato. Lula já foi preso político uma vez, agora é um condenado político”, avaliou Lourência.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

52 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

9 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás