Política

Petistas avaliam declarações de Bolsonaro sobre Lula como “ato de desespero”

 

As declarações de Bolsonaro causaram reações no Estado. Foto montagem: Robert Toback

Petistas do Espírito Santo reagiram às declarações do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que nesta quinta-feira (13) se referiu ao ex-presidente Lula como “ladrão de nove dedos”. As declarações foram feitas em Alagoas, durante a solenidade para entrega de casas populares naquele estado.

Segundo alguns petistas capixabas ouvidos pela reportagem do TEMPO NOVO, as declarações “mostram o desespero” do presidente, após a divulgação de uma pesquisa de opinião que mostra que Bolsonaro seria derrotado em um eventual segundo turno contra Lula, em 2022.

Segundo João Coser, o discurso de Bolsonaro é natural de uma pessoa desesperada, com medo e assustada. “Como não tem argumentos, em função dos dados da pesquisa, que já mostra que Lula está muito à frente dele, esse gesto de desespero. E, naturalmente, é a expressão de um imbecil, de um boçal, que quando não tem argumento político ou outra fala, sequer respeitosa, contra um adversário, mas que é ex-presidente da República, acaba vindo para o ataque, como eles fazem todos os dias”, avaliou.

Coser lembrou ainda do episódio nesta quarta-feira (12), quando o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), filho do presidente, se referiu ao relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), como “vagabundo”.

“Ontem o filho dele agrediu um senador. É natural da família, da cultura miliciana, o bandido profissional. Os instrumentos deles são os ataques, desregulados, destemperados. Infelizmente, é o que nós temos de representação nacional, uma vergonha para o Brasil, internacional, nacional. Aos poucos eu espero que a população brasileira se dê conta de que elegeu um grande idiota, que não tem sequer capacidade de conduzir a economia do Brasil, o meio ambiente, a saúde do brasileiro. Estamos perdendo muitas vidas por causa de uma escolha equivocada, errada, uma escolha burra”, disparou.

De acordo com o estudante de Sociologia Ivo Lopes, liderança jovem do PT estadual, as declarações polêmicas do presidente visam tirar o foco da CPI instalada no Senado federal para apurar responsabilidades do governo durante a pandemia.

“O Brasil passou dos 400 mil mortes pela Covid e a CPI vem mostrando que o governo de Bolsonaro não agiu para conter a pandemia e ainda recusou as ofertas de vacinas e fazia campanha para tratamento sem comprovação cientifica. Bolsonaro quer tirar o foco da CPI e ver Lula crescendo nas pesquisas que mostra que o povo não aguenta mais esse governo e quer voltar a sorrir como era com Lula”, comentou.

Fernanda Maria de Souza acredita que o presidente percebeu que a CPI vai desnudar o negacionismo do presidente.

“Com essas palavras que ele usa está tentando criar fatos e uma cortina de fumaça nos resultados da CPI. Acho que ele não quer que a população brasileira conheça as atrocidades que fez enquanto presidente da nação; sendo omisso e prejudicando o povo brasileiro”, afirmou.

Outro dirigente do PT, Cleber Lanes diz que vê com preocupação o comportamento do presidente Bolsonaro.

“Mas também percebo uma mudança significativa nas principais instituições afirmando a necessidade de fortalecer a democracia. O negacionismo está fazendo muito estrago na sociedade. Aos poucos vai se dissipando o antipetismo e a possibilidade do PT voltar a governar o país vai se tornando real. O Bolsonaro vai espernear, mas ele está cada vez mais isolado. Acho que a CPI vai impor um longo e desgastante período ao governo e, dependendo das “surpresas” futuras pode encaminhar até o impedimento do presidente, vamos aguardar”, avaliou.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

12 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

15 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

20 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás