Saúde

Bariátricos em boa forma tem menor risco de morte por Covid-19, diz especialista

Gustavo Peixoto é um dos maiores especialistas do país em cirurgia bariátrica. Foto: Divulgação

A obesidade mórbida é um dos principais fatores de risco para a Covid-19 e por isso quem está nesta situação entra no grupo prioritário para receber a vacina contra a doença. Para falar sobre o assunto, o TEMPO NOVO, ouviu o Dr. Gustavo Peixoto, médico cirurgião bariátrico, professor associado de Cirurgia da Ufes, PhD e um dos maiores especialistas do Brasil em cirurgia bariátrica.

Segundo o especialista, pacientes com obesidade têm alto risco de contaminação e também maior chance de evolução para casos graves da doença, devido a sobrecarga no sistema respiratório e circulatório.

Ele conta que a obesidade é uma doença inflamatória, por isso pacientes com covid-19 obesos apresentam quadro bem mais graves.

“A obesidade mórbida, aumenta muito a mortalidade quando o paciente tem Covid, aumenta o risco de intubação, de internação, aumenta o risco de morte. E por isso a obesidade mórbida está sendo tratada como uma doença prioritária para vacinação, assim como é para a cirrose, o diabetes, etc, e os imunossuprimidos. E isso gerou uma grande confusão dos pacientes bariátricos. Muitos pacientes bariátricos achando que podem se vacinar. Porque um dia eles foram obesos mórbidos. E isso tem gerado uma confusão grande”, explica o médico.

Segundo Peixoto, tem direito a vacina da Covid, o paciente que fez a cirurgia bariátrica e que continuou diabético, continuou hipertenso, continuou com asma grave. “Esse tem indicação sim, prioritária para vacinação, mas não pela bariátrica, e sim pela comorbidade que ainda apresenta, porque a gente sabe que o obeso mórbido, ele tem uma chance muito aumentada de ter diabetes, hipertensão, asma e outras doenças mais. Então, quando o paciente tem essas doenças, mesmo bariatricado ele continua com as doenças, aí sim ele passa a ter prioridade para vacinação”

Dr. Gustavo explica ainda que muitos pacientes, que fizeram a cirurgia, se tornam ex-obesos e acabam não apresentando mais problemas de saúde. “O paciente, ex-obeso mórbido, que fez a cirurgia bariátrica e que está bem, emagreceu, está com a pressão controlada, a diabetes controlado por exemplo, esse não tem prioridade para vacinação”, explica.

O médico ainda salientou que a cirurgia bariátrica não predispõe a complicações pela Covid, pelo contrário, diminui o risco de complicações. “Reduz expressivamente o risco de internação, de intubação e de morte. Muitos pacientes que fizeram cirurgia bariátrica e tiveram Covid-19, tiveram uma boa evolução, graças aos quilos que perderam”, finalizou Dr. Gustavo Peixoto.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

19 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

20 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás