Categories: Meio Ambiente

Pesquisadores se mobilizam por Instituto da Mata Atlântica

Questões burocráticas e políticas estão travando a consolidação do instituto da Mata Atlântica no Museu Mello Leitão, em Santa Teresa. Foto: Divulgação

Por Bruno Lyra

Pesquisadores e ativistas estão promovendo um abaixo assinado na internet para que o Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) em Santa Teresa, região serrana do ES, saia finalmente do papel. A iniciativa é da Associação de Amigos do Museu Prof. Mello Leitão (Sambio) – definido por hora como sede do INMA – e até a última terça-feira (27) já havia conseguido 1.698 assinaturas, dentre elas as de 179 cientistas de todo o país e até do exterior.

De acordo com o presidente da Sambio, Arlindo Serpa, o Instituto foi criado fevereiro de 2014, mas até agora não foi efetivado, ameaçando o prosseguimento de pesquisas e até o funcionamento do Mello Leitão, que em junho último chegou a suspender visitações por falta de dinheiro.  Foi a 1ª vez que isto aconteceu desde a fundação do Museu há 67 anos.

Arlindo disse que a intenção é entregar o abaixo assinado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) que passou a ser o gestor do Mello Leitão quando foi criado o INMA. Até então o museu era responsabilidade do Ministério da Cultura. “Falta a regulamentação para que o INMA seja efetivado. Mas, para isto acontecer é necessário a construção de um regimento interno e a eleição do diretor do Instituto. É o que pedimos no abaixo assinado, além da realização de concurso público para montar um quadro de pesquisadores e o pagamento de contas atrasadas, como o da empresa que fornece segurança”, enumera Arlindo.

Segundo o ativista, que também é pesquisador, os 11 pesquisadores que atuam no local com bolsas do CNPQ (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) podem perder os recursos e deixar de atuar em 2017. “As linhas de bolsas, inclusive as estaduais, não podem contemplar o INMA com o atual status jurídico. Se conseguirmos a regulamentação, isto muda. E ainda poderá haver concurso ou remanejamento de pesquisadores de outras instituições”, explica.

A Sanbio tem uma página no Facebook para acompanhar este processo https://www.facebook.com/groups/1354338911254588/. Lá é possível acessar o abaixo assinado.

Criado em 1949 pelo ícone mundial pela preservação ambiental e patrono nacional da ecologia, o cientista capixaba Augusto Ruschi (1915 – 1986), o museu Mello Leitão não foi escolhido à toa para abrigar o INMA. O espaço guarda grande parte das pesquisas de Ruschi e é um dos lugares mais emblemáticos do ES. Por lá passam cerca de 80 mil visitantes todos os anos. Boa parte desse público é de escolas.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

5 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

6 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

6 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

6 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

7 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

7 horas atrás