Categories: Mestre Álvaro

Pelo bem da população da Serra

Por Yuri Scardini

Está encorpada a discussão sobre o rateio fiscal do ISS gerado no Porto de Praia Mole. No formato geral, este tipo de debate é complexo e traz pouco apelo popular, por se tratar de algo distante para a população. Mas na prática o eixo de debate é simples, é uma questão de justiça fiscal, já que todo o ISS gerado no Porto vai para a cidade de Vitória, enquanto os impactos ficam na Serra. Isto é justo?

Imagine você ter um vizinho, que entre outras coisas, vende aço. Mas para chegar até o imóvel do seu vizinho, os funcionários obrigatoriamente tenham que passar por dentro da sua casa. Porém, os funcionários do seu vizinho são sujos, bonachões, descuidados, esbarram em tudo e quebram suas coisas. Mas este vizinho é rico, e tem menos filhos pra cuidar, e esta venda de aço lhe dá um bom dinheiro. Já você não chega a ser necessariamente pobre, mas não tem dinheiro para bancar tudo, já que existem muitos problemas familiares e uma leva de filhos. Até quando você aguenta isso?

É mais ou menos disso que se trata. Ficou claro pelos relatos dos moradores das regiões vizinhas ao Porto, durante a audiência pública ocorrida há duas semanas, em Cidade Continental, promovida pela Câmara da Serra. O Porto impacta muito a todos, mas o dinheiro vai para Vitória. Trânsito pesado, poluição, violência e por ai vai.

Foi bom que a prefeitura finalmente deu sinal que vai entrar neste debate, pois sua presença havia sido inócua na audiência. A OAB-Serra se colocou a disposição para ajudar na questão jurídica, que é uma parte da solução. A ArcelorMittal se mostrou pouco interessada no assunto e se resumiu a afirmar que atende a lei destinando o dinheiro para Vitória. Corrigir erros fiscais pode ser um caminho para dar um respiro para a prefeitura, e o Porto de Praia Mole pode ser um primeiro degrau.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

4 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

8 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

10 horas atrás

Imposto de renda 2024: Confira o calendário de restituições e saiba quem terá prioridade

Neste período de imposto de renda correndo, aqueles com valores a receber que ainda quiserem entrar no primeiro lote de…

11 horas atrás

Jovem de 23 anos é morto após atacar policiais na Serra

Um jovem de 23 anos foi morto, na noite de quinta-feira (2), durante confronto com a Polícia Militar, em Cidade…

12 horas atrás