Categories: Esporte

Pelada é da hora para manter saúde e amizades

A galera do Colina Soccer Bear malha na hora em que a bola rola e depois repõe as calorias gloriosamente na companhia das ‘loiras geladas’. Foto: Divulgação

Chamado de rachão ou pelada, aquele futebol praticado entre amigos é ‘sagrado’. Com dia e hora para o encontro, as peladas foram gradativamente saindo das ruas e terrenos baldios para quadras e campos society de grama sintética. Mas a tradição de reunir a turma para praticar o esporte, manter a saúde e amizades permanece.     

Fundado em 2014, o grupo C.S.B, o Colina Soccer Beer se reúne todos os sábados pela manhã, para jogar a famosa pelada de 07h às 09h, no campo Bom de Bola, em Barcelona. Ao todo o grupo conta atualmente com quase sessenta pessoas de diversos bairros, como Barcelona, Colina de Laranjeiras e outros.

“Tudo começou para reunir os amigos, confraternizar. Através do What’sApp, e do grupo no Facebook do bairro, anunciamos a ideia. Fizemos um churrasco inicial, onde resolvemos os detalhes. Hoje temos uma festa anual, as esposas dos peladeiros viraram amigas. E já ajudamos também projetos sociais”, conta o morador de Barcelona, o ‘peladeiro’ Renato Ribeiro.

Disputada há mais de dez anos, um grupo de amigos de Laranjeiras começou a jogar nas ruas do bairro, quando tinham por volta dos 13, 14 anos. O tempo passou para a turma, mas a pelada segue firme. No entanto ela migrou para um campo society e acontece nas sextas à noite. “Antes jogávamos na rua, no asfalto. Hoje reunimos sempre no society, que é gratuito no bairro e depois vamos tomar cerveja num bar próximo. Somos um grupo de 15 pessoas e uma vez por mês fazemos churrasco”, conta Felipe Silva, um dos ‘peladeiros’. 

Já o grupo de amigos de Jean Vasconcelos, também do mesmo bairro, se encontra duas vezes por semana no Ginásio de Laranjeiras. Jogando sempre de 19h às 21, o grupo de quase 60 pessoas se divide em diversos times para jogar um futsal. “Jogamos duas vezes por semana, realizamos churrasco todos os meses para confraternizar, e isso fortalece a amizade”, conta.  

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

11 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

12 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

1 dia atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

1 dia atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

1 dia atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

1 dia atrás