Pela primeira vez no ES, cachorro assina projeto de lei na Câmara da Serra

Compartilhe:
Maguila no momento da assinatura. Foto: Divulgação
Maguila assinou o projeto de lei que institui políticas de bem-estar animal na Serra. Foto: Divulgação

Pela primeira vez no Espírito Santo um cachorro assinou um projeto de lei e está proeza aconteceu na Serra, na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (11).

O pioneiro foi o vira-lata Maguila, que fez aniversário no dia da assinatura e é o filho de quatro patas da vereadora Raphaela Moraes (Rede) que é atuante na causa animal.

De acordo com a vereadora, o objetivo da ação é dar visibilidade a importância das políticas de bem-estar animal no município. Maguila assinou o projeto de lei que institui este tipo de ação para a cidade da Serra e comemorou mais uma de vida com direito a festinha no gabinete da vereadora.

“Queremos que tenha um planejamento, uma cifra orçamentária. Um projeto que prevê uma organização do município de forma que sejam realizadas ações voltadas para o bem-estar dos animais com orçamento direcionado para eles”, disse a vereadora.

Maguila foi resgatado pela vereadora atropelado em Cidade Continental, com fratura na perna, na bacia e no crânio. Recebeu cuidados e tratamentos da parlamentar que posteriormente o adotou.

Maguila teve festinha de aniversário e tudo mais no gabinete da vereadora. Foto: Divulgação

A vereadora Raphaela também já recepcionou um gato de uma moradora que foi pedir ajuda durante o Seminário de Bem Estar Animal da Serra.

Para quem pensa que esta foi a primeira vez que um cachorro entrou na Câmara da Serra está enganado. Outros três cães já deram o ar da graça na Casa de Leis. Um deles foi o Rottweiler Nitro que foi salvo por seu dono quando estava se afogando na piscina de sua casa. O presidente da Casa, Rodrigo Caldeira (PRTB) homenageou o ‘salvador’ – o menino Matheus Filipe e levou os dois ao seu gabinete com direito a foto e tudo.

O vereador Professor Rurdiney (PSB) também levou seus dois filhotes adotados em seu gabinete.

Patinha que mostra a assinatura de Maguila. Foto: Divulgação

Este tipo de atitude tem se tornado cada mais presente no Brasil. No Congresso Nacional, a lei que aumentou a pena para maus-tratos contou com a presença de diversos cães, inclusive o pitbull Sanção que deu nome a lei e foi fotografado ao lado do presidente Jair Bolsonaro e do deputado federal Fred Costa – autor da lei.

Maguila no momento da assinatura. Foto: Divulgação

Em São Paulo, o protetor Esdras Andrade, de São José dos Campos, também levou uma cadela a uma das sessões da Câmara de Vereadores.

Em Florianópolis, a cadela Many foi levada à Prefeitura da cidade para “assinar” um projeto de lei sobre a leishmaniose visceral, doença que atinge cães e humanos. A autora do projeto é a vereadora Priscila Fernandes (Podemos).

Confira o projeto no final da matéria:

politica de bem estar

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também