Meio Ambiente

Peixe de grande porte aparece em praia da Serra e chama atenção de populares

O animal foi capturado por moradora e virou comida. Foto: Divulgação

Um peixe de grande porte, conhecido como espadarte ou meca chamou atenção de banhistas e moradores da Praia da Baleia, que fica entre Manguinhos e Jacaraípe, na manhã deste domingo (27). O animal virou comida de populares, depois de encalhar na areia e vir a óbito. Banhistas e alguns ativistas também acharam se tratar de um marlim.

O TEMPO NOVO recebeu o vídeo e entrou em contato com o ativista ambiental da região, Claudiney Rocha, do Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) que disse que pode se tratar de um marlim. 

“Também recebi vídeos e fotos e parece se tratar de um marlim, não dá pra saber se está preso em rede ou não”, comenta Claudiney.

Muitos moradores e curiosos estavam na região observando o peixe. “Parece que o pessoal tirou o peixe da água que agora está encalhado na areia”, completou o ativista.

O biólogo Cláudio Santiago disse que se trata de um espardate. “Peixe oceânico de águas bem profundas e pode ser encontrado em toda costa brasileira. Deve ter vindo caçar por conta dos cardumes de pescadinhas que ficam ali”.

Segundo um ativista que não não quis de identificar o peixe é oceânico de grandes profundidades e por ele estar na costa, na beira da praia pode estar doente ou machucado. “Este de hoje provável que esteja machucado, e é da espécie conhecida como meca ou espadarte. Ele tinha algo nas costas dele, parecia um machucado. Mas ele estava bem robusto e forte, o que significa que não está doente”.

Liderança comunitária de Manguinhos, Guilherme Lima também disse que se trata de um peixe parecido com marlim e que ele morreu logo depois que encalhou na areia. “Ele infelizmente virou comida para humanos”.

A reportagem tentou contato com a Polícia Militar Ambiental e assim que a demanda for respondida será publicada neste espaço.

Veja vídeo do animal ainda vivo:

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

17 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

20 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás