Categories: Notícias

Pedaços de foguete desgovernado podem cair na Serra, mas probabilidade é pequena

Parte do foguete entrará na Terra de forma desgovernada. Foto: Divulgação

A Serra – assim como boa parte habitada do planeta Terra – pode ser atingida por pedaços de um foguete chinês desgovernado ainda nesta semana. É isso mesmo, você não leu errado. Agências espaciais de todo o mundo estão atentas para a reentrada do lixo espacial na órbita terrestre nos próximos dias. Ninguém sabe exatamente onde e quando o incidente ocorrerá, mas há previsões um pouco assustadoras.

Seguindo a órbita do objeto, os possíveis pontos de queda ficam em qualquer lugar entre os paralelos 42 Norte e 42 Sul. Ou seja, em latitudes entre Nova York, Madri e Pequim, e entre o Chile e a Nova Zelândia. Isso representa boa parte da área habitada do planeta, incluindo o território brasileiro.

De acordo com o portal de notícias UOL, o lixo em questão é um pedaço do foguete Long March 5B, que foi usado recentemente para enviar à órbita o módulo Tianhe, o primeiro da futura estação espacial chinesa. O lançamento foi um sucesso, mas o estágio principal do foguete, que é descartado na subida, não se comportou como planejado.

Ao todo, são 30 metros de comprimento, 5 de largura e 20 toneladas. O plano inicial era que esse objeto realizasse queimas de combustível para se afastar da Terra. Só que isso não aconteceu. Até o momento, o governo da China se mantém calado e não está divulgando detalhes do procedimento.

Nos Estados Unidos, radares militares estão rastreando o objeto, catalogado como 2021-035B. Ele está viajando desgovernadamente a uma velocidade de mais de 7km/s, a cerca de 300km de altitude e baixando. Agências espaciais afirmam que esse será um dos maiores lixos espaciais da história a cair no planeta.

É importante destacar que apesar de existir uma possibilidade, as chances de um fragmento atingir uma área habitada são pequenas (regiões vazias ou água preenchem cerca de 70% da possível área de impacto), mas danos a construções ou ferimentos a seres humanos não foram totalmente descartados.

“Não é possível prever como nossa atmosfera irá queimar e despedaçar o objeto — tudo depende da densidade, ângulo e velocidade com que ele avançar, entre outros fatores —, ou mesmo o tamanho das partes que podem sobreviver à reentrada. Acredita-se que entre 20% e 40% do foguete possa resistir, principalmente os componentes feitos de materiais resistentes ao calor, como tanques e propulsores”, afirma colunista do portal UOL.

Imagem mostra região que pedaços de foguete podem cair:

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

5 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

21 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás