Política

PDT de Vidigal frustra planos do PT e vai em busca de filiar Fabiano Contarato

No último dia 27 de maio, em Brasília uma reunião entre o senador Fabiano Contarato (atual Rede) e o ex-presidente Lula acabou frustrada. Havia a expectativa entre o PT-ES de que essa reunião sacramentasse a filiação de Contarato ao partido; e automaticamente o colocasse entre os pré-candidatos a governador do ES.

Entretanto, outra sigla partidária acabou frustrando – a princípio – os planos petistas. Trata-se do PDT, que também está dialogando com Contarato.

Segundo fontes ligadas ao senador, Contarato surpreendeu Lula ao citar que também estaria conversando com Carlos Luppi, que é o presidente nacional do PDT; e mais: os termos da filiação estariam melhores do que os apresentados pelo PT. Teria sido nesse momento que a reunião desandou, jogando água no chopp dos petistas capixabas.

A reportagem procurou o PDT-ES na figura do prefeito Sérgio Vidigal, que é a maior liderança do partido no estado. Ele confirmou o interesse do diretório nacional em filiar Contarato. As negociações teriam começado pelas mãos do amigo de Contarato e também senador (pelo Maranhão) Weverton Rocha, que é um dos quadros pedetistas no Senado.

“Respeitamos muito a figura do senador Fabiano Contarato, é um bom quadro e seria muito bem vindo. As tratativas de filiação estão sendo feitas por vias nacionais, direto com o Luppi e o senador Weverton. Mas nós aqui da estadual estamos sendo atualizados sempre e quando for requerido, iremos dar nosso posicionamento”, disse Vidigal.

A reportagem entrou em contato com o senador capixaba por meio de sua assessoria. Até o fechamento dessa reportagem ele não tinha se posicionado. Assim que houver atualização, publicaremos aqui.

Atualmente o PDT-ES faz parte do grupo de partidos que compõem a base de governo de Renato Casagrande. Sobre como ficaria a relação do partido com o PSB local, Vidigal preferiu não comentar, por achar prematuro.

Um fato curioso é que Contarato foi eleito senador da República apoiado pelo ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos, adversário de primeira hora de Vidigal. E agora, vem dialogando sobre uma possível filiação com o PDT. Ainda falta mais de um ano para a eleição, mas ao passo que o tempo vai passando, as conversas vão afunilando.

Com PT e PDT disputando filiação de Contarato, vai ficando mais solidificado a ideia de que o senador poderá mesmo ser candidato a Governador do ES. Em um cenário de polarização política nacional entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro, Contarato pode personificar o anti-bolsonarismo no ES e se tornar eleitoralmente viável.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

3 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

8 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

8 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

1 dia atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás