Categories: Notícias

Pastores querem isenção de IPTU em todos os terrenos de igrejas

O vereador de oposição, Pastor Ailton defende que as igrejas sejam isentas. Foto: Arquivo TN

Direito adquirido na Constituição federal, a imunidade tributária é garantida aos imóveis destinados a cultos e reuniões de cunho religioso. Mas, segundo alguns pastores, o benefício estaria sendo descumprido na Serra. Eles apontam que seus templos estão recebendo cobranças supostamente indevidas referentes ao IPTU e ITBI. Por sua vez, a prefeitura argumenta que as cobranças são só em áreas ociosas que pertencem às igrejas. 

A causa foi abraçada pelo vereador de oposição, Aílton Rodrigues (PSC), que é pastor. “Estamos fazendo uma ação administrativa pedindo que nos garanta a imunidade que já temos e que os carnês sejam anulados. Estamos informando aos pastores que estão pagando e à prefeitura de que a cobrança é ilegal. A intenção é de que as igrejas tomem conhecimento de que seus direitos constitucionais estão sendo violados”, disse o parlamentar.

Segundo o advogado Jamilson Monteiro, a Constituição Federal prevê imunidade tributária. “Compreende imóveis edificados com a finalidade de culto religioso, independente da denominação ou até mesmo imóvel com construção futura que seja destinado a este fim. Há entendimento ainda de que os imóveis alugados pelas igrejas destinados ao templo religioso também se configuram na imunidade”, afirmou.

Já o secretário de Fazenda, Claudio Mello, explicou que a imunidade, prevista no Artigo 150 da Constituição onde é vedada a cobrança de imposto de qualquer tipo sobre templos de qualquer culto. “O município não cobra IPTU e ITBI sobre os templos. As igrejas precisam solicitar isso ao município, juntamente com a documentação comprobatória para que possamos conceder a imunidade. O que está imune é o templo, não a instituição igreja. Se têm outros imóveis que não são utilizados para templo, esses não estão imunes. É preciso ficar claro que a imunidade é para os locais onde o culto professa”, esclareceu

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

27 minutos atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

52 minutos atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

53 minutos atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

1 hora atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

1 hora atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

1 hora atrás