Categories: Arquivo

Passe livre mais fácil para pessoa com deficiência permanente

Para agilizar ainda mais o recadastramento, a Ceturb e a perícia prometem analisar cada caso a partir do dia 19. Se a deficiência permanente for incontestável, a própria perícia da Ceturb vai atestar. Foto: Divulgação

A partir do dia 19 de outubro, o recadastramento de passe livre do Transcol para deficientes permanentes ficará mais fácil. É o que promete a Ceturb-GV, que vai instalar um novo programa onde o usuário não precisará mais apresentar laudos toda vez que for atualizar o cadastro.

Hoje, o cadastro é renovado a cada dois anos e precisa da apresentação de laudos atualizados. Com a mudança, após o dia 19, o beneficiado passará pela perícia com o laudo apenas uma vez.

Segundo a assessoria da Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), 11.187 pessoas com deficiência permanente fazem uso do passe livre para se locomover na Grande Vitória e serão beneficiadas.

A mudança vai evitar que essas pessoas precisem agendar consultas com especialistas toda vez que precisarem renovar o cadastro. O programa ainda vai agilizar o atendimento nos postos localizados nos terminais e no Faça Fácil.

Para agilizar ainda mais o recadastramento, a Ceturb e a perícia prometem analisar cada caso a partir do dia 19. Se a deficiência permanente for incontestável, a própria perícia da Ceturb vai atestar.

Nos casos em que precise de comprovação, ainda será necessário fazer o último laudo. A expectativa é a de que em dois anos, todos os deficientes estejam recadastrados no novo sistema.

A Ceturb lembra que para o primeiro cadastro e para o recadastramento de deficientes temporários, o laudo pericial emitido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) continua sendo obrigatório.

Os usuários do benefício estão satisfeitos, pois muitos esperavam até seis meses para conseguir um especialista na rede pública e o laudo ficava retido na Ceturb, impedindo-os de usar o mesmo documento para outros fins.

 

 

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 hora atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 horas atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

14 horas atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

16 horas atrás

Previsão do tempo: fim de semana vai dar praia na Serra?

A chegada do primeiro final de semana do mês de maio promete dias quentes. Pensando nisso, o Tempo Novo trouxe…

21 horas atrás

Vidigal vai iniciar o planejamento do desenvolvimento da Serra para os próximos 20 anos

A Serra é uma cidade que precisa planejar seu futuro constantemente, pois o município precisa manter o ritmo de crescimento…

22 horas atrás