Categories: Notícias

Passageiros têm até o dia 11 para atualizar cartões do Transcol nos coletivos

Idosos e pessoas com deficiência são maioria dos que não atualizaram os cartões (Foto: Arquivo TN/Gabriel Almeida)

O período de transição para o Bilhete Único Metropolitano nos ônibus do Transcol está chegando à sua reta final. E com apenas 15 dias restantes para a retirada do validador antigo (azul) de dentro dos coletivos, muita gente não atualizou seus cartões de passagem e pode ter mais trabalho para se regularizar após o término do processo.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus), a maioria desses cartões pertence aos idosos e às pessoas com deficiência. Ainda faltam ser atualizados 61,44% dos cartões Idoso, 46,30% do Passe Livre e outras categorias que envolvem pessoas com deficiência, e 44,64% de cartões Passe Fácil. Ao todo, 282.841 cartões estão prontos para o novo sistema.

A entidade informa que os titulares desses cartões que ainda não utilizaram o Sistema Transcol por dois dias, seguidos ou não, devem realizar a atualização dentro dos coletivos. É que depois do dia 11 de junho o procedimento só poderá ser realizado em um dos postos de atendimento do GVBus, já que o prazo não será prorrogado.

Depois desse período, os usuários que estão nessa situação devem comparecer nos postos de atendimento nos terminais de Laranjeiras (Serra), Vila Velha e Campo Grande (Cariacica), Ufes e Loja Central (Avenida Nossa Senhora da Penha, 699, Ed. Century Tower, Torre B, lojas 8 e 9, Praia do Canto, em Vitória). Se o cartão não estiver atualizado, ele não vai funcionar.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop), com a mudança, a promessa dos gestores do Sistema Transcol é incorporar novos serviços para os usuários. Entre eles, está a possibilidade de integração futura com os sistemas municipais de ônibus de Vitória e Vila Velha e com outros modais, como bicicletas compartilhadas e o sistema aquaviário. O aumento do número de pontos de vendas de recarga para cartões e sua disponibilidade na internet também são listados como benefícios, de acordo com a Setop.

A atualização dos validadores será feita durante 30 dias e o bilhete único começa a funcionar em julho. De início, será possível usar o mesmo cartão no Sistema Transcol e no sistema municipal de Vitória. Em 2020, será a vez de integrar as linhas municipais de Vitória.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

2 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

7 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

24 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás