Categories: Amar é o Bicho

Parceria entre clínicas veterinárias e polícia pode reforçar a proteção aos animais

 

Procedimento comum em clínicas e hospitais, na Serra, clínicas veterinárias e outros estabelecimentos voltados para o atendimento aos animais poderão ser obrigados a informar à polícia quando atenderem cães e gatos nos quais existam indícios de que tenham sido vítimas de maus-tratos.

Isto porque, está na pauta da Câmara de Vereadores da Serra, um Projeto de Lei (PL) que dispõe sobre a obrigatoriedade dessas empresas de informarem imediatamente à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e ao Patrimônio Cultural quando constatarem indícios de maus tratos nos animais por eles atendidos.

O projeto do vereador Stefano Andrade (PHS) deve ser lido nos próximos dias e diz ainda que o ofício que deve ser enviado à Delegacia deve conter nome, endereço e contato do acompanhante do animal presente no momento do atendimento; relatório do atendimento prestado, contendo a espécie, raça ou características físicas do animal, descrição da situação de saúde na hora do atendimento e respectivos procedimentos adotados.

Se aprovado o projeto, os estabelecimentos que não cumprirem a determinação poderão sofrer penalidades previstas no artigo 72 da Lei 9.605, que dispõe sobre sanções penais e administrativas, que vão desde advertência, à multa simples ou diária, ou sanções restritivas de direito como suspensão de registro, licença ou autorização.

Para a veterinária Patrícia Oliveira, o projeto de lei é meio controverso. “Ainda que seja visando o bem estar animal e posse responsável o que é excelente, fica complicado para os profissionais médicos veterinários fazer essa denúncia pois isso vai fazer com que o cliente por medo de represálias deixe de levar o animal para atendimento médico veterinário. Vai dificultar o diagnóstico pois o animal não fala e dependemos que o cliente nos diga o que aconteceu de fato com o animal para solicitar os exames específicos e fazer o diagnóstico correto. Não recebemos nas faculdade, ensino de perícia legal para ter certeza de situações de maus-tratos só em uma avaliação clínica. Algumas doenças tem curso agudo de desidratação o que leva a perda de peso rápido. Sinais de violência só podem ser garantidos quando muito evidentes e nestes casos o animal vai a óbito antes de chegar para atendimento. E caso o profissional médico veterinário forneça um laudo baseado em suposições pode até ser alvo de um processo civil e criminal pelo cliente. Esse projeto de lei vai resguardar o médico veterinário de receber um processo pela denúncia?”

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

21 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

22 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

22 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

23 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

1 dia atrás