Categories: Esporte

Paratleta voa baixo nas pistas da Serra

Marcelos Gomes é piloto de kart e de motovelocidade, onde é vice-líder do Estadual. Foto: Clarice Poltronieri

Clarice Poltronieri

Quem é apaixonado por esporte sabe que este é um estilo de vida impossível de abandonar. E se isso inclui velocidade, não há dificuldade que não possa ser superada. O paratleta Marcelo Gomes, 47 anos, é um exemplo disso, sendo o único na sua condição a competir na motovelocidade e kart do estado. Isto enfrentando outros pilotos que não são paratletas.

Apaixonado por motocicletas e atleta de motocross, Marcelo quase viu seu sonho ir por água abaixo ao perder parte de sua perna direita em um acidente de carro há 14 anos. Mas o que era para ser um impedimento, tornou-se exemplo de determinação e força após adotar o uso de prótese.

“Era competidor de motocross. Após o acidente, até tentei voltar, mas não daria para competir, pois a modalidade exige muito das pernas, o que seria difícil com a prótese. Então mudei para motovelocidade e kart”, conta.

Na motovelocidade, o atleta usa uma Kawasaki Ninja 300, uma moto comum, sem adaptações para a corrida, o que não o impediu de estar na vice-liderança do campeonato capixaba, apenas um ponto atrás do líder. Apesar da boa colocação, ele não sabe se vai participar da final, devido ao alto custo do esporte e da prótese.

“A cada corrida, além do gasto com os equipamentos da moto, tenho despesa com peças da prótese que se desgasta e chego a gastar R$ 8 mil por ano. Já excedi a verba para as competições deste ano e precisaria de mais patrocínio para disputar a final”, diz.

Marcelo é fã de kart e treina duas vezes por mês no kartódromo da Serra. Para manter o corpo preparado para as competições, o atleta trocou a musculação por atividades como pedalada e remo.

A adaptação à nova vida levou cerca de um ano e meio. “Foram seis meses de fisioterapia para colocar a prótese, depois veio à adaptação. O mais difícil era ver que grande parte das pessoas me desencorajavam a voltar para o esporte, mas tive grandes incentivadores como Torino Franklin de Oliveira, o que foi decisivo para minha volta. A primeira corrida depois do acidente foi apreensiva, mas hoje para mim é rotina”, relata.

O atleta recebe patrocínio da Mobil, Help Bikes, Ortopedia Pegadas e Farmácia São José. Quem tiver interesse em apoiar, entrar em contato pelo 99957-5421.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

1 hora atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

2 horas atrás

Secretaria de Educação: novo concurso público oferta 800 vagas e salários de R$ 5 mil

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) está nos preparativos para lançar um concurso público que oferecerá cerca de 800…

2 horas atrás

Bell Marques faz show exclusivo para fãs em Vitória neste sábado

No ano em que completa 10 anos de carreira solo, Bell Marques traz seu novo show para Vitória e o…

3 horas atrás

Exagerado terá shows musicais, teatro e atividades gratuitas para criançada na Serra

O Exagerado, considerado um dos maiores outlets do Brasil, começa na próxima quarta-feira (15) na Serra e terá além de…

3 horas atrás

Veja se você foi aprovado para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) divulgou, nesta segunda-feira (6), às 12h, a lista com os nomes…

3 horas atrás