Conteúdo de Marca

Para que o tratamento de esgoto aconteça, imóveis precisam estar ligados às redes

Foto: Divulgação

A universalização do acesso aos serviços de tratamento de efluentes na Serra está próxima, e, até o momento, o município conta com 90% de cobertura de redes de esgoto. No entanto, por mais que exista a disponibilidade de sistemas de esgotamento sanitário em vários bairros da cidade, 21 mil imóveis que têm acesso a essas estruturas não estão ligados a elas. A parceria público-privada (PPP) entre a Ambiental Serra e a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) alerta para que as pessoas liguem as residências às redes, pois, somente com essa cooperação, o esgoto pode ser tratado.

A não conexão dos imóveis aos sistemas resulta no despejo do esgoto em locais indevidos, como corpos hídricos e lugares a céu aberto. Isso é negativo para a população, pois várias doenças são causadas pela água residual, e para o meio ambiente, com a poluição de rios, córregos, mares.

Uma pesquisa recente do Instituto Trata Brasil, que é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público com o objetivo de estudar e acompanhar os temas relacionados aos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do Brasil, revelou que à medida que os investimentos em esgotamento sanitário foram alavancados na Serra, a taxa de internação por doenças de veiculação hídrica ou respiratória registrada no município reduziu 39% no período de 2010 a 2019.

O tratamento de esgoto contribui para a qualidade de vida das pessoas, preservação do meio ambiente, valorização de imóveis e de atividades econômicas. Os dados do Instituto Trata Brasil, por exemplo, mostram o impacto positivo desse trabalho para a saúde da população serrana. A PPP está investindo para universalizar o acesso ao serviço no município, mas, ao mesmo tempo, precisa da colaboração dos moradores, pois o esgoto só é tratado se for direcionado para as Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), sendo que, para isso, é necessário a casa estar conectada aos sistemas.

Contato com a Cesan

A responsabilidade de realizar a ligação do esgoto do imóvel na rede é dos moradores, prevista em lei federal; aqueles que não ligam, são fiscalizados por órgãos públicos competentes. Se já existe ponto de interligação (PI) instalado na frente de sua casa, você pode fazer a ligação da sua residência a ele e entrar em contato com o número 115 (que é a central de atendimento da Cesan) a fim de comunicar a conexão.  Se não há PI presente na sua calçada, ligue para o 115 e peça a instalação dele — o telefonema é gratuito e o atendimento funciona 24h.

PPP

A Ambiental Serra firmou, desde 2015, uma parceria público-privada (PPP) com a Cesan a fim de realizar a implantação e a manutenção do sistema de esgotamento sanitário da Serra. Por meio dessa união, a cobertura das redes de esgoto no município saltou de 58% para 90%, com 1,2 bilhão de litros de efluentes sendo tratados por mês.

Conteúdo de Marca

O conteúdo patrocinado não é reflete a opinião do Tempo Novo, mas é de responsabilidade dos seus autores.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

56 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

4 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

9 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás