Categories: Mestre Álvaro

Para o lugar de Audifax – Leia o editorial do Tempo Novo desta semana

Prefeito Audifax Barcelos. Foto: Gabriel Almeida
Por Yuri Scardini 

A poucos dias para entrar no ano das eleições municipais, três eixos eleitorais se formaram na Serra: 1) governador Renato Casagrande (PSB); 2) prefeito Audifax Barcelos (Rede); e 3) deputado Vandinho Leite (PSDB).

Esses três polos devem dar a tônica ao pleito de 2020, já que se apresentam com as maiores estruturas, incluindo a influência das máquinas públicas, a visibilidade eleitoral e a solidez partidária disponível.

No seio do governo de Casagrande, estão em guerra declarada o deputado licenciado e secretário estadual Bruno Lamas (PSB) versus o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT). A Serra é uma das poucas cidades onde o PSB tem um candidato próprio com capacidade de ser competitivo na eleição; por isso, uma ala do partido defende a candidatura de Bruno. Entretanto, Casagrande nada disse a esse respeito por enquanto.

Já Vidigal tem boa intenção de voto e partido. Mas o temor é uma nova derrota, o que deixa a turma vidigalista entre a cruz e a espada. Com Casagrande influenciando a seu favor, Vidigal pode crescer vertiginosamente. Por isso, a pré-eleição nesse eixo parte dessa disputa interna.

Com Audifax, o buraco é mais fundo. Ao contrário de Casagrande, que dificilmente vai deixar o Anchieta e andar na rua com quem quer que seja, Audifax está disposto até a plantar bananeira a favor de seu escolhido para não ver Vidigal voltar ao poder na Serra.

A máquina da qual o prefeito dispõe é muito poderosa e pode dar uma projeção boa para o sucessor. Ainda mais se houver muita gente na disputa, o que pode dissipar as intenções de voto de todo mundo. A dúvida é quem seria ‘o escolhido’. Ainda existem apenas especulações, mas de objetivo mesmo, nada. O prefeito flerta com muita gente e mantém a chama acessa, mas em algum momento a decisão terá que ser anunciada.

No terceiro eixo está o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), que é aliadíssimo do presidente da Assembleia, Erick Musso (Republicanos), que tem muita capacidade de articulação e traz consigo a habilidade do diretor da Casa, Roberto Carneiro, e o deputado pop star Amaro Neto.

A posição de Vandinho parece consolidada neste lado político. Além do mais, o deputado tem na mão o PSDB, uma máquina partidária muito expressiva. Vandinho está na rua de segunda a segunda e aparenta disposição para cair para dentro da eleição sob qualquer circunstância.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

6 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

10 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

11 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

11 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás