Política

Para não perder vacinas da Covid, vereadora cobra gerador de energia nos postos de saúde

Vereadora Elcimara Loureiro. Foto: divulgação

Na corrida mundial pelas vacinas contra covid-19, as cidades de Vila Velha e Rio Bananal tropeçaram nas próprias pernas ao perderam 680 doses de imunizantes. Nos dois casos, o problema foi na refrigeração, que gerou alteração na temperatura e acabou por inutilizar as doses.

Na Serra, felizmente nenhum fato dessa natureza foi registrado, no entanto, como medida profilática, a vereadora Elcimara Loureiro (PP) alerta para a necessidade de instalação de geradores de energias nas unidades que armazenam as vacinas, para em caso de queda de energia, não haver perdas.

Ela apresentou uma projeto indicativo n° 49/2021 pedindo para que a Prefeitura da Serra instale gerador de energia elétrica integrado a um sistema de acionamento automático e de autonomia funcional como forma de proteção em caso de queda de luz nas unidades de saúde que possuem estoque de vacinas.

Normalmente, as vacinas se encontram nas seis regionais de saúde, mas eventualmente a Prefeitura também tem feito vacinação em unidades básicas de saúde. De acordo com Elcimara o projeto é importante já que as doses de vacinas tem chegado a conta gotas e a perda de doses pode significar uma dificuldade ainda maior.

“Estamos em passos de tartaruga para uma imunização eficiente, não podemos correr o risco de perder as poucas doses que chegam. Recentemente, o município de Vila Velha foi alvo de uma ação da defensoria pública devido a perdas de doses de vacina. Perder vacina é atrasar ainda mais um processo de imunização que já está lento, a população não aguenta mais esperar, além de prejuízos nos cofres públicos que terão que comprar vacinas para repor”, disse a vereadora.

Vale ressaltar que mesmo se tratando de um assunto emergencial, o projeto ainda não foi pautada na Câmara da Serra. Caso futuramente aprovado, a Prefeitura não é obrigada a cumprir, já que é uma indicação, servindo como um pedido institucional da Câmara para o Executivo.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Jovem de 17 anos é flagrada pilotando moto sem freio e com documento vencido há 10 anos na Serra

Uma jovem de 17 anos foi flagrada pilotando uma moto sem habilitação e com o licenciamento atrasado por cerca de…

41 minutos atrás

Distribuidora da Serra abre vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O GrupoSC, uma referência nacional na distribuição de medicamentos, anunciou a abertura de novas vagas de emprego na Serra. As…

1 hora atrás

DJ Negralha, ex-integrante do O Rappa, vem a Vitória para uma noite de baile black

DJ Negralha do Rappa Sob inspiração no lendário "Chic Show" e seguindo tendência dos maiores centros culturais do país, Vitória…

1 hora atrás

Mulher engravida pela 4ª vez após falhas no DIU e laqueadura

LAÍS SEGUIN Brenda Teixeira, 29, descobriu uma nova gestação mesmo após ter feito o procedimento de laqueadura após falha no…

1 hora atrás

Tempo Novo divulgará pesquisa de intenção de voto nesta quarta-feira

Com o objetivo de consultar a população sobre os cenários pré-eleitorais, intenções de voto e avaliação do município, o Jornal…

1 hora atrás

Sertanejo e pagode agitam cerimonial em Morada de Laranjeiras

Neste sábado (11), o palco do Cerimonial Manguinhos, em Morada de Laranjeiras, na Serra, será tomado pela galera do crossfit.…

1 hora atrás