Categories: Meio Ambiente

Para moradores, incêndio na orla de Nova Almeida foi criminoso

Moradores denunciam que vegetação da orla foi envenenada antes do incêndio. (Foto: Vilson Vieira Jr.)

Na noite desta segunda-feira (22), a área de restinga da orla de Nova Almeida, na Praia da Barrinha, foi atingida por um grande incêndio. As chamas eram altas e podiam ser vistas das proximidades da Igreja Reis Magos. Na manhã desta terça (23), a reportagem do Tempo Novo esteve no local e constatou que o fogo atingiu a vegetação seca.

Um morador da região que não quis se identificar denunciou que o incêndio foi criminoso e que uma boa parte da vegetação no local tinha sido envenenada e estava seca. “Uma parte da vegetação está seca e ao derredor está totalmente verde. Quer dizer que aquela parte seca foi contaminada”, disse. Por volta das 23h, já não havia mais chamas na orla.

Presidente da Associação de Moradores de Nova Almeida Centro, Sérgio Loureiro Bermudes disse que o combate às chamas foi realizado por um grupo de moradores, mas o Corpo de Bombeiros foi acionado. “Os bombeiros chegaram por volta de 23h55 ao local e pedimos para que jogassem água sobre a parte seca da vegetação que não foi atingida para evitar novos focos de incêndio” contou Sérgio.

Ele também acredita que o incêndio tenha sido criminoso. “Fizeram uma demarcação e atearam fogo, que se alastrou por completo, em sequência. E eles vão colocar fogo na outra parte seca”, alerta Sérgio. A liderança comunitária pede, ainda, que a prefeitura da Serra limpe o local e separe de forma adequada a restinga do mato no intuito de preservá-la.

Por meio da assessoria de comunicação, o Corpo de Bombeiros informou que, às 22h, foi acionado para atender a ocorrência em Nova Almeida. Com um caminhão ABTS, a guarnição fez o controle das chamas. Disse, ainda, que não houve feridos e que não há informação de que o incêndio tenha sido criminoso.

A reportagem também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Por meio da assessoria, a Semma informou que uma equipe de Fiscalização da pasta esteve na orla de Nova Almeida e constatou a queimada. Disse, também, que o autor do incêndio não foi identificado para realizar o auto de infração e que a Polícia Civil foi acionada para investigar o caso. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

24 minutos atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

3 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

8 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás