Categories: Esporte

Para-atleta da Serra é boa de mira no tiro esportivo

Eloisa é a primeira mulher a trazer uma medalha para o Estado de tiro esportivo. Foto: Edson Reis

Por Thiago Albuquerque 

Uma para-atleta da Serra está ‘atirando’ exemplos e bons resultados pelo Brasil afora. Eloisa Miranda Fernandes, de 32 anos, é moradora de Jacaraípe e conseguiu um feito inédito para o estado: ela é a primeira mulher a conquistar uma medalha no tiro esportivo em competições nacionais.

Eloisa, que é paraplégica desde que nasceu, faturou bronze no Campeonato Nacional P2 de Pistola de Ar, que usa pistola de ar comprimido. O torneio aconteceu no Rio de Janeiro, em outubro, no Centro de Tiro da Marinha do Brasil.

“Passei por um treinamento com instrutores de tiro e atletas profissionais da Seleção Brasileira. No começo relutei um pouco, pois o ambiente era bem masculino, são poucas mulheres que praticam; hoje posso dizer que meu olhar mudou. Mas primeiro tive de querer conhecer esse novo universo”, conta a para-atleta.

Eloisa, além de se dedicar ao esporte, também é auxiliar administrativo e vem mostrando sua força no tiro esportivo há cerca de oito meses.

Ela conta que tudo começou há quatro anos e não foi com o tiro esportivo. Sua carreira teve início na natação, onde ela conquistou diversas medalhas. Foi campeã nos 100 metros peito, 400 metros livre, prata nos 100 metros livre e bronze nos 100 metros costas, títulos faturados no Circuito Brasil Caixa de Natação Rio-Sul e em outras competições.

A atiradora conta que sua entrada no tiro esportivo veio por conta de uma lesão que ela desenvolveu no ombro, e para não ficar parada, seu técnico de natação apresentou o tiro esportivo e ela encarou o desafio de frente.

Rio 2016 e apoio

A serrana está treinando e luta para conseguir uma vaga nas Paralimpíadas do Rio no ano que vem. “Ainda tem vagas para as Paralimpíadas do Rio e até agora temos só uma mulher com vaga garantida. Estou na luta por uma vaga, para isso estou treinando pesado para competições do ano que vem”.

A atleta também disputa competições convencionais e está à procura de apoio. “O fato de estar sentada numa cadeira de rodas não me favorece ou desfavorece, por isso preciso de patrocínio, para poder disputar o máximo de competições possíveis”.

Quem quiser apoiar Eloisa o contato é o 999 146 500.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Serra lança edital e abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 4.503

A Prefeitura da Serra publicou, nesta segunda-feira (6), o edital de abertura do concurso público com 895 vagas para professores.…

43 minutos atrás

Bombeiros do Espírito Santo partem para missão no Rio Grande do Sul

Uma equipe composta por 11 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) saiu nesta sexta-feira (03), rumo…

49 minutos atrás

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

18 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

21 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

1 dia atrás