Notícias

Pão francês terá impostos zerados no Espírito Santo

Pão francês terá impostos zerados no Espírito Santo. Crédito: Agência Brasil

Os deputados estaduais aprovaram um projeto de lei (PL) que visa baratear o custo do pão francês. A iniciativa estava no rol de 16 matérias encaminhadas pelo governo à Assembleia Legislativa e votadas em sessão extraordinária nesta terça-feira (20).

Para baixar o valor dos produtos, as propostas mexem na regra do ICMS e concede isenção do imposto nas operações internas de saída de pão francês aos contribuintes do Simples Nacional.

Pela matéria, o pão de sal é caracterizado como alimento obtido pelo cozimento da massa preparada com farinha de trigo, fermento biológico, água e sal. Outra condição para ser alcançado pelo benefício é que seja produzido com o peso de até 1 kg.

O governador Renato Casagrande (PSB) explica, no texto, que a ideia é eliminar a “desigualdade concorrencial e de tratamento tributário” existente na própria Lei do ICMS.

Remédio contra fibrose

Já o PL 470/2022 isenta de ICMS remédios usados contra a fibrose cística, uma doença que afeta principalmente os pulmões, o pâncreas e o sistema digestivo. A proposição formaliza no Espírito Santo um convênio celebrado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

Mais isenções

Os parlamentares também acataram o PL 462/2022. A proposta aumenta de R$ 70 mil para R$ 100 mil o valor dos automóveis que poderão ser adquiridos por pessoas com deficiência e ficarão isentos de IPVA. O governador justifica que a medida está alinhada com a decisão do governo federal.

O PL 491/2022 prorroga por 10 anos (até 2032) o período de isenção do ICMS de participantes do Programa de Geração de Energias Renováveis do Espírito Santo (Gerar). O encerramento do benefício está previsto para 31 de dezembro deste ano.

O programa foi instituído pela Lei 11.253/2021 e contempla os responsáveis por unidade consumidora com microgeração e minigeração distribuída de energia solar fotovoltaica. A iniciativa também inclui a geração de energia eólica com aproveitamento dos ventos do litoral e a partir do uso da biomassa.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

11 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

16 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

16 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

17 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

2 dias atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

2 dias atrás