Divirta-se na Serra

Palco do 1º milagre do Padre Anchieta, igreja de São João de Carapina recebe pintura e será restaurada

Uma das mais antigas construções do ES e do Brasil, a Igreja de São João de Carapina deverá ser objeto de futuro restauro. Foto: Bruno Lyra – 11/03/21

Construída em 1584, a igreja de São João de Carapina, que este ano completou 437 anos de existência está sendo pintada pela Prefeitura da Serra.

A pintura faz parte das ações de garantia à integridade do Sítio Histórico de São João de Carapina e o objetivo é valorizar e preservar a história da Serra.

“Temos um projeto maior de transformar todo o Sítio Histórico de São João de Carapina em um parque e museu a céu aberto”, declarou o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Thiago Carreiro.

De acordo com a Prefeitura da Serra, para não prejudicar o futuro restauro da igreja, está sendo utilizada tinta mineral e a camada de tinta anterior será totalmente mantida, o que possibilita fazer o resgate das cores originais do monumento.

A pintura do monumento histórico tem previsão de conclusão para a primeira quinzena de janeiro de 2022 e o Sítio está aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 10 às 17 horas. O restauro do templo ainda não tem previsão para acontecer.

Vale lembrar que para visitar o local é necessário seguir todas as restrições sanitárias para evitar a propagação da Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social.

A igreja de São João de Carapina foi tombada como Patrimônio Histórico Estadual em 1984 e guarda uma rica história com passagens do Padre José de Anchieta pelo local.

O local é um dos patrimônios arquitetônicos mais antigos do Brasil. Construída no século XVI, o templo pode ser visto por quem passa pela rodovia do Contorno de Vitória, na altura do TIMS.

A herança foi deixada por padre Braz Lourenço, responsável pela construção. Além da capela São João de Carapina, o Sítio Histórico de São João de Carapina, que possui 42 mil metros quadrados, integra também as ruínas de um casarão da época e uma área de mata Atlântica.

Nos arredores do local está enterrado um dos fundadores da Serra, o cacique Temiminó Macarajaguaçu. Além disso, foi nesta capela que aconteceu o primeiro milagre do único santo que viveu em terras capixabas, o padre José de Anchieta.

O livro História da Serra, do historiador Clério Borges conta que Anchieta auxiliava Braz Lourenço em seu trabalho de catequese em 1569, quando esteve em Carapina. Foi nesse ano que o Beato realizou o chamado de ‘Milagre do Pato’, quando fez o menino Estevão Machado, que era mudo, falar. O caso foi incluído no processo de beatificação de Anchieta.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás