Saúde

Pacientes com doenças crônicas e oncológicas podem tomar vacina contra a Covid

Infectologista explica que as únicas contraindicações às vacinas são para as pessoas que possuem alguma reação anafilática grave a algum componente. Foto: Divulgação

As vacinas contra a Covid-19 ainda geram dúvidas em algumas pessoas. Em casos de pacientes com doenças crônicas ou em tratamento oncológico, essas dúvidas se transformam em medo quando faltam informações claras sobre os imunizantes. A infectologista de Unimed Vitória Ana Carolina D’Ettorres afirma que as vacinas são seguras também para essa parcela da população.

“Pessoas com doenças crônicas ou oncológicas devem se vacinar sim. As vacinas disponíveis no Brasil não são compostas por vírus vivo atenuado, são compostas por partículas virais, isto é, vírus inativados ou componentes virais que vão induzir a resposta imunológica. Essas pessoas devem ser vacinadas e têm que ser acompanhadas por médicos, de preferência aqueles que já conhecem o caso do paciente para acompanhar a resposta vacinal”, reforça.

A infectologista explica que as únicas contraindicações às vacinas são para as pessoas que possuem alguma reação anafilática grave a algum componente. Se já houve histórico nesse sentido, a pessoa deve se informar com seu médico antes de ser imunizada. No entanto, a especialista avisa que no Brasil não tem sido reportado nenhum tipo de reação adversa grave pela aplicação das vacinas.

Ana Carolina salienta ainda que é importante que os pacientes com doenças mais graves sigam com seus tratamentos para não aumentar o problema e até mesmo evitar criar mais demanda para a saúde pública. “O abandono do acompanhamento pode causar um agravamento das doenças oncológicas e de outras patologias, por isso, é imprescindível que seja dada continuidade ao tratamento”.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

48 minutos atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

59 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

2 horas atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

2 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás