Categories: Economia

Outra mina da Vale que produz minério para Tubarão é parada

Paralisações podem derrubar a produção da Vale em 40% em Tubarão. Foto: Divulgação

Em queda por conta do fechamento de minas após o rompimento da barragem de Brumadinho, a produção da Vale em Tubarão sofreu novo baque esta semana. A mineradora paralisou as atividades na mina de Alegria, em Mariana (MG), cujo destino é o Porto de Tubarão.

Segundo a assessoria de imprensa da mineradora, o impacto na produção é de cerca de 10 milhões de toneladas ao ano.

Com isso, a empresa pode perder cerca de 40% do total exportado pelo Porto de Tubarão, que foi 102,2 milhões de toneladas em 2017, já que a paralisação da mina das Laranjeiras, no complexo de Brucutu, reduz a produção em 30 milhões de toneladas ao ano.

A paralisação das operações da mina de Alegria, segundo a Vale, foi de iniciativa da empresa depois que constatou riscos na barragem de rejeitos. Em nota, a mineradora disse que a estrutura da barragem de rejeito é estável; mas sob condição de stress, os testes feitos deram resultados inconclusivos, o que não dá para garantir sua estabilidade nessas condições.

A Vale pontuou que os estudos serão aprofundados e as operações, retomadas, assim que houver garantia de estabilidade. Além da mina de Alegria, a empresa também está com problemas em outras duas lavras, dessa vez no Complexo do Cauê, em Itabira (MG), que também mandam minério para Tubarão. É que a Justiça determinou a suspensão do descarte de rejeitos em duas barragens por conta do perigo de rompimento.

Sobre esse caso, a Vale afirma que tal suspensão não tem impacto significativo nas operações da mina do Cauê nem na produção em Tubarão, pois passou a direcionar a descarga para outras estruturas.

Justiça dá aval para retomada da lavra de Brucutu

Na última terça-feira (19), a Vale anunciou que conseguiu na Justiça a liberação da barragem das Laranjeiras e que irá voltar a operar o complexo de Brucutu assim que a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais (SEMAD) autorizar. Mas até o fechamento desta edição, na tarde de ontem (21), as operações de Brucutu permaneciam paralisadas.

A retomada da mineração em Brucutu é fundamental para a mineradora reverter a queda da exportação de minério de ferro em Tubarão. Por conta da paralisação de lavras após o rompimento da barragem de Brumadinho, a Vale chegou a interromper o fornecimento a siderúrgicas no Espírito Santo, como a CBF em João Neiva e Santa Bárbara em Vila Velha.

Na Serra, a preocupação maior é com a ArcelorMittal Tubarão, que usa minério de ferro pelotizado, beneficiado nas oitos usinas da própria Vale em Tubarão, para produzir aço.

A Arcelor informou que nas últimas semanas não foi afetada pela queda na produção da Vale, mas demonstrou preocupação ao afirmar que espera que a mineradora consiga priorizar seus parceiros locais.

 

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

3 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

3 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

3 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

3 dias atrás