Categories: Esporte

“Os verdadeiros ídolos estão na comunidade”

Ana Moser trouxe a primeira medalha feminina olímpica para o Brasil em 96. Foto: Divulgação

Thiago Albuquerque

Ana Beatriz Moser, 48 anos é ex-jogadora de vôlei e trouxe a primeira medalha olímpica para o vôlei feminino do Brasil nas Olimpíadas de Atlanta em 1996. Moser foi auxiliar técnica na Copa do Mundo de 2003 e desenvolve projetos desde 1998 com o Instituto Esporte e Educação. Ela também atuou como comentarista em canais como ESPN Brasil, Rede Bandeirantes e Rede TV. A atleta esteve esta semana na Serra junto com a Caravana do Esporte e das Artes, em Planalto Serrano, e falou com exclusividade com a equipe do jornal Tempo Novo.

Quando todo esse envolvimento com o Instituto Esporte e Educação começou?

Há seis anos eu criei o projeto, após aposentadoria das quadras. E daí, passamos a levar o ensinamento do vôlei e outros esportes em escolas. Depois uma empresa apareceu e fomos formando equipes, montei um time e começamos a desenvolver o esporte para todos. A nossa sede é em São Paulo. 

O projeto é direcionado para quem?

Para crianças de escolas públicas, espaços comunitários e de conjuntos habitacionais.  Fazemos formação de especialização de professores de educação física, ou quando não tem, para os professores de classe mesmo. Trabalhamos em torno de 90 municípios.

E na Serra, os professores também vão receber esses treinamentos?

Na Serra damos um curso de formação com 80 horas, junto a Secretaria de Educação da cidade.

A Serra tem índices de violência elevados, sua presença pode mudar o rumo para algumas crianças e adolescentes?

Eu sempre busco dizer que os heróis, os casos de sucesso que essa meninada precisa se inspirar está nas pessoas da própria comunidade. O pai, a mãe, um vizinho. Nós, com o projeto, chamamos atenção das pessoas, passamos mensagens, mostramos o caminho e fortalecemos os bons exemplos que estão ao redor daquelas crianças e adolescentes. É ali que estão os verdadeiros ídolos.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

2 dias atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

2 dias atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

2 dias atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

2 dias atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

2 dias atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

2 dias atrás