Categories: Sem categoria

Os jovens e as próximas eleições

Em declaração recente, o Papa Francisco exaltou a capacidade dos jovens de transformar seu contexto social.

Disse o Pontífice: “É estimulante escutá-los, compartilhar seus sonhos, suas questões e sua vontade de se rebelar contra todos aqueles que dizem que as coisas não podem mudar”.

Menos de um mês depois o Comitê Olímpico Internacional – COI decidiu incluir, já para a próxima edição dos Jogos, em 2020 no Japão, cinco novas modalidades olímpicas, entre as quais, surfe, escalada e skate.

O que essas duas notícias, aparentemente sem qualquer conexão, possuem em comum? O discurso centrado em um público-alvo bastante específico: os jovens. Tentar atrair essa fatia da sociedade para a Igreja Católica e buscar maior audiência nos eventos esportivos foram objetivos dessas movimentações. Ha por outro lado, política parece destoar dessa perspectiva…

Dados divulgados em julho de 2016 pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE mostram que o total de eleitores entre 16 e 17 anos sofreu redução de mais de 30% em relação ao eleitorado de 2010. Esse é apenas um reflexo do afastamento dos jovens em relação à política partidária. Apesar da massiva participação dos jovens nas manifestações de junho de 2013, suas agendas e demandas, na prática, não foram levadas em consideração.

É bem verdade que o desinteresse pela política não afeta apenas os jovens. O que se questiona aqui, no entanto, é a falta de propostas que tornem os debates políticos mais atraentes. Na verdade, vemos o contrário: propostas como o Escola sem Partido ou Escola Livre que visam afastar completamente os conteúdos políticos das salas de aula – justamente na contramão do que os jovens almejam, que é a discussão e a contestação do status quo.

Na atual eleição, onde o conceito do ‘novo’ deve ser preponderante nas campanhas, aqueles candidatos que tiverem a habilidade para se comunicar com os novos eleitores deverão sair na frente. O COI e o Papa estão dando seus passos nessa aproximação. E os políticos, o que estão fazendo?

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás