Categories: Meio Ambiente

Os cuidados para evitar trechos contaminados em praias da Serra

 

A foz do córrego Laranjeiras, entre as praias de Bicanga e Manguinhos é um dos pontos interditados pela Prefeitura. Foto: Divulgação

Bruno Lyra

Verão, sol calor. Nada melhor do que curtir uma praia e aquele banho de mar. Mais gostoso ainda se tiver por perto da praia uma lagoa, rio ou riacho para se banhar e tirar o sal. Mas na Serra é bom ficar de olho e evitar certos trechos da praia e toda e qualquer água doce ao longo dos 23 km de litoral. Tudo por conta da poluição por esgoto, problema que se repete em outros municípios litorâneos urbanizados no Espírito Santo e grande parte do país.

A boa notícia é que dá para tomar banho de mar sem sustos em boa parte das praias. Isto porque o município mantém, regularmente, o monitoramento da balneabilidade analisando a quantidade de coliformes termotolerantes, que são as bactérias encontradas nas fezes humanas e de animais.

E a análise mais recente, feito no último dia 19 de dezembro, apontou que dos 11 pontos analisados no mar, 10 estavam próprios para banho (veja lista ao final da matéria). No entanto, através da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) disse que na foz dos rios e córregos de maior porte ao longo do litoral, o banho de mar – e nos próprios rios – está interditado para banhistas. Nesses locais análises apontaram que a água está imprópria por conta do esgoto.

Caso das praias perto do rio Reis Magos, em Nova Almeida, do rio Jacaraípe, na região de mesmo nome, e do rio Laranjeiras, entre Bicanga e Manguinhos. Não foi feita análise na foz dos córregos Laripe e Irema, os dois mais imundos da cidade. Ambos deságuam na Curva da Baleia, entre Jacaraípe e Manguinhos.

Mas próximo a foz desses córregos a determinação da Semma é também de proibição do banho. E para os banhistas é fácil identificar a sujeira em ambos, pois a água é escura e fétida. O Meio Ambiente do município informou ainda que na última quarta- feira (27) colocou placas de balneabilidade nas praias, indicando inclusive os pontos interditados na foz dos rios e córregos mais sujos.

A assessoria da Semma informou ainda que não há monitoramento da balneabilidade das lagoas do município e não adiantou se há intenção de se fazer isso um dia. Vale lembrar que as três principais lagoas da Serra, a de Carapebus, a da Juara e Jacuném sofrem lançamento de esgoto em grande volume.

Confira os locais onde dá para entrar na água 

– Jacaraípe – Em frente à Rua Marília Resende Coutinho;

– Jacaraípe – Em frente à Rua Caiçaras;

– Jacaraípe – Em frente à Colônia de Férias;

– Lagoa Carapebus – Acesso principal, ao lado da Colônia de Férias;

– Nova Almeida – Acesso pela passarela, em frente ao Bar da Orla;

– Nova Almeida – Final do calçadão, em frente à Rua Guilherme Becker;

– Praia de Bicanga – Próximo ao início da avenida Beira-Mar;

– Praia de Carapebus – Em frente à Colônia de Pescadores;

– Praia de Carapebus – Em frente à Rua Projetada Vinte e Nove;

– Praia de Manguinhos – Em frente ao Restaurante Primeira Estação de Manguinhos;

– Praia de Manguinhos – Em frente à Rua Governador Francisco de Aguiar.​

 

Onde não se pode entrar no mar:

– Perto de onde caem todos os rios e córregos;

– Nova Almeida – Em frente ao Bar da Orla

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

4 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

20 horas atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

1 dia atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

1 dia atrás

Audifax inaugura comitê de pré-campanha e alerta sobre o risco de pré-candidatos inexperientes

Cerca de 400 pessoas participaram da inauguração do comitê de pré-campanha a prefeito da Serra, de Audifax Barcelos. O local…

2 dias atrás

Perseguição policial assusta pacientes do Hospital Materno na Serra

Uma perseguição da Polícia Militar (PMES) a suspeitos em um veículo HRV da cor vinho assustou os pacientes do Hospital…

2 dias atrás