Categories: Meio Ambiente

Órgão poupa 300 litros por dia com água de ar condicionado

Funcionários dos Correios ao lado do sistema de captação, que funciona por gravidade. Foto: Fábio Barcelos

Clarice Poltronieri

Uma ideia simples está gerando economia de 300 litros de água por dia no Centro de Distribuição Domiciliária (CDD) dos Correios em frente ao Terminal de Laranjeiras. É que a água de todos os aparelhos de ar condicionado passou a ser captada e armazenada para uso na limpeza da agência.

A iniciativa foi do gerente da unidade, Maurício Ferreira do Carmo. Em seis meses a redução no consumo foi de 63,4% com relação ao semestre anterior. De maio a novembro de 2014 o consumo de água da Cesan foi de 440 metros cúbicos (m³). Já de dezembro de 2014 a maio de 2015, foram 161m³.

Vale lembrar que cada metro cúbico corresponde a mil litros.  “Entre fevereiro e março, uma equipe da Cesan veio aqui ver se não tinha irregularidades no relógio ou na instalação por causa da queda brusca no consumo. Mostrei o projeto e eles ficaram admirados”, conta.

Segundo Maurício, a ideia de implantar o projeto veio da necessidade de se economizar água, em especial por causa da forte chega que castiga o estado desde o ano passado. “O que pingava do ar condicionado encharcava o solo, então cortei o cano de saída de água para ela cair em um tonel”, explica.

Maurício disse que precisou de pequenas adaptações para fazer o depósito e acrescentou que o projeto contou com a adesão dos demais funcionários da agência.

300 litros

A tubulação capta a água liberada dos cinco aparelhos de ar condicionado e leva a um tonel de armazenamento que possui uma torneira. São 300 litros captados por dia, o que dá para lavar os banheiros, limpar o salão e a área externa do CDD, além de lavar as motos e carros que os carteiros usam no trabalho.

Nos meses anteriores ao projeto, o maior consumo foi de 133m³, e o menor, de  39m³. Já após a instalação do projeto, o consumo não passou de 25m³. Os dados são da assessoria dos Correios.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

25 minutos atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

1 hora atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

2 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

2 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

2 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

3 horas atrás