Categories: Meio Ambiente

Órgão não descarta contaminação por rejeitos radioativos da Petrobras

 

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) não descartou a possibilidade de rejeitos radioativos da Petrobras terem contaminado água e solo na região do Tims, área de alagados do Mestre Álvaro.  Nos últimos dias 27 e 28 de janeiro, 942 tambores contendo rejeitos de extração de petróleo com os elementos Rádio 226 e Rádio 228 foram atingidos pelo incêndio que consumiu o depósito da Petrobras no TIMS.

Em nota enviada à reportagem no final da tarde de ontem (21), o CNEN informa que a avaliação inicial das amostras coletadas na área atingida em 29 de janeiro não indica contaminação. “Os resultados preliminares das análises das amostras de água e solo através da espectrometria gama também não indicaram contaminação. No entanto, essas amostras ainda estão sendo analisadas quimicamente para certificação final de que não houve contaminação de solo e água”, diz a nota.

O CNEN não deu prazo de quando sairá o resultado da análise química. Há duas semanas, o órgão disse que a Petrobras deveria ter transferido o material para um galpão mais adequado em agosto do ano passado, mas não o fez. Já o analista ambiental do Instituto Brasileiro de Recursos Naturais e Meio Ambiente (IBAMA), Fábio Wagnitiz, afirmou que o armazenamento estava irregular.  A Petrobras não respondeu aos questionamentos feitos pela reportagem.   

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Ouriços invadem casa na Serra e são resgatados pela Fiscalização Ambiental

Um casal de ouriços-cacheiros foi resgatado pela equipe da Fiscalização Ambiental na manhã desta segunda-feira (29). Os roedores, conhecidos por…

10 horas atrás

Poeta Teodorico Boa Morte dá nome a biblioteca da Estação Conhecimento na Serra

A Estação Conhecimento Serra, que funciona em Cidade Continental, realiza nesta terça (30), às 15h, a inauguração de dois novos…

11 horas atrás

A Serra pode e deve competir com Itaparica no mercado imobiliário e construção civil, mas depende de Manguinhos

Há alguns anos, os Censos Imobiliários confeccionados e publicados pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Espírito…

11 horas atrás

Morar Construtora lança novo condomínio-clube perto de Bicanga na Serra

No dia 20 deste mês, a Morar Construtora realizou o evento de lançamento do seu mais recente empreendimento: o Vista…

11 horas atrás

Jovem de 24 anos é encontrado morto em mangue na Serra

Um jovem de 24 anos – identificado como Luiz Henrique Batista da Silva – foi encontrado morto em um manguezal…

12 horas atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas gratuitas e apresentação de violino na Serra

A Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe, promove em maio a 6ª Feira Cultural da Vila das…

12 horas atrás