Categories: Economia

Organize-se para entrar o ano no azul

Casa Lotérica. Em Laranjeiras, clientes fazem filas para pagar contas

O carnaval termina e o ano efetivamente começa para os brasileiros. E com a ressaca da folia vêm as dívidas e a necessidade de se organizar para não passar mais um ano no vermelho. Gastos com férias, escola dos filhos, IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) estão entre os maiores vilões das contas neste início de ano.

Junto a eles vêm ainda o imposto sindical, o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e outras contas, tudo isso em um cenário de aumento nas contas básicas.

Para quem ainda não tinha se organizado, planejamento e controle financeiro são palavras-chave para manter as dívidas sob controle. A primeira dica do Procon é não pegar um empréstimo para quitar dívidas do cotidiano, pois isso leva o consumidor a fazer mais dívidas e não conseguir pagar as que deve.

Wagner Martins, morador de Laranjeiras, conta que já entrou no cheque especial para arcar com essas despesas de início de ano, mas que há oito anos se organizou com a esposa e começa o ano sem dívidas. “Mesmo com a organização, o 13º e uma reserva do ano anterior, o impacto no orçamento é muito grande, principalmente com as despesas escolares. Rematrícula, material escolar e uniforme são muito caros e tenho gêmeos de 5 anos em escola integral. Ainda tem o seguro dos dois carros (meu e de minha esposa) que vencem neste mês e em março. O IPTU eu consigo parcelar. Foi difícil organizar as contas e conseguir começar o ano sem dever”, relata.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

2 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

6 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

7 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

7 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás