Categories: Política

Orçamento estadual 2019 prevê investimentos na Serra

Perspectiva do trajeto do Contorno do Mestre Álvaro. Arte: Joatan Alves/TN

O orçamento estadual 2019 prevê um pacote de investimentos para a Serra. Obras de infraestrutura, segurança e projetos a serem desenvolvidos na cidade, algum com inicio previsto para 2018.

Segundo informações da Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), estão previstas para a Serra obras de infraestrutura no bairro Parque das Gaivota, a pavimentação e calçadas das ruas Brejetuba, Irupi e Divino Rossi Vecci, além de drenagem das Ruas Laranja da Terra e Costa Brava.

No bairro Cidade Continental devem ser realizadas obras de recapeamento; com a urbanização da Avenida Terceiro Mundo
Ciclofaixa na Avenida China. 

Outra informação da SEP é sobre a Avenida Abdo Saad, cuja elaboração do projetos para melhoria da via está em fase final. O trecho compreendido vai da Ponte de Jacaraípe à Praia de Capuba, com obras de drenagem, viárias e nova sinalização.
A previsão é que esse projeto seja concluído ainda neste ano. Por convênio, a Prefeitura da Serra irá executar as obras com recursos repassados pelo Estado.

A assessoria também atualizou informações sobre o Contorno do Mestre Álvaro, demanda antiga de moradores da cidade. Esta é uma obra de competência da União, a ser executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop), já desapropriou 34 áreas na região, cumprindo o estabelecido no convênio firmado com a União.

Sobre segurança pública, a meta estabelecida para 2019 é a conclusão da Unidade Padrão do Corpo de Bombeiros Militar (BMES) – 2ª CIA/6º BBM; a construção do Centro de Treinamento de Bombeiros e Defesa Civil e a reforma da 3ª Delegacia Regional.

A obra do Faça Fácil na Serra chegou a ter a assinatura de ordem de serviço realizada, em 2014, mas não foram iniciadas. Segundo a SEP, houve mudança no cronograma do Faça Fácil Serra, devido ao cenário de crise econômica enfrentado desde o início de 2015 por todo o país.Atualmente, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger) vem construindo com a concessionária os termos para um ajuste do Contrato de Concessão Administrativa, que contemplará a reprogramação do início do funcionamento da referida unidade.

Na educação, foram listadas as seguintes obras com início em 2019: reforma e ampliação da EEEFM Aristóbulo Barbosa Leão;
reforma e ampliação da EEEFM Arlindo Ferreira Lopes; reforma e ampliação da EEEFM Dom João Batista Motta; reforma e ampliação da EEEFM Marinete de Souza Lira.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Eleições 2024: confira a ordem de votação na urna eletrônica

  Este ano, o primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Estarão em disputa os…

16 horas atrás

Serra abre concurso público com 895 vagas para professores e salários de R$ 5.300

A Prefeitura da Serra abre, nesta quinta-feira (2), um novo concurso público destinado à Secretaria Municipal de Educação. Estão disponíveis…

16 horas atrás

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

2 dias atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

2 dias atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

2 dias atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

2 dias atrás