Categories: Política

Oposição promete fiscalização sobre os atos do Executivo a partir de 2017

A orientação dos partidos do bloco de oposição ao prefeito eleito Audifax Barcelos (Rede) é de uma oposição equilibrada, com foco nos interesses da coletividade

O Pastor Aílton foi eleito pelo PSC, que preside. O partido fez dois vereadores na Serra em 3 de outubro. Foto: Divulgação

Com Audifax Barcelos (Rede) caminhando para o terceiro mandato, e a polarização que sacudiu a Serra nos últimos meses nos dois turnos das eleições municipais, partidos que estiveram no palanque de oposição ao prefeito reeleito já pensam sobre como se posicionar a partir do dia 1º de janeiro, quando o redista será reconduzido ao cargo.

Presidentes de partidos que estiveram no palanque adversário ao prefeito eleito já orientam seus vereadores eleitos sobre o posicionamento na Câmara.

Para o presidente municipal do PSDB, José Carlos Buffon, o mandato do vereador eleito pela legenda, Raposão, será conduzido conforme orientações tucanas. “Faremos uma oposição responsável ao prefeito, nada de perseguição ou revanchismo. O que for interesse da população da Serra a intenção é aprovar. Mais importante agora é que ele cumpra o que prometeu durante a campanha. Metade da população escolheu ficar com a oposição”, lembrou o tucano.

“Presidente do PT, Cleber Lanes lembrou a posição de neutralidade do partido no segundo turno, já que no primeiro apresentou candidatura própria. O partido reelegeu o vereador Aecio Leite. “Parte da nossa militância caminhou com Audifax, enquanto outros ficaram com Vidigal.  Não seremos oposição por oposição e nem situação por situação. Tudo vai depender, obviamente, do que propuser o Executivo”, resumiu.

O Democratas (DEM) terá a partir de 2017 Wellington Alemão na Câmara da Serra. “Deliberamos que o partido não vai ser oposição à atual gestão, mas não vai deixar de fazer crítica. Defenderemos a transparência e o retorno para a sociedade sobre os impostos pagos. Vamos atuar na fiscalização dos atos do Executivo. Temos tudo para construir um trabalho de referencia na Grande Vitória, pois somos apenas três vereadores eleitos entre os cinco municípios. O vereador está preocupado em honrar os votos”, explicou Enivaldo Dias, presidente do DEM.

Enivaldo e Jaciara Dias, com o vereador eleito Wellington Alemão. Foto: Divulgação

O Pastor Ailton Rodrigues é o presidente do PSC e foi eleito vereador da Serra juntamente com Quelcia Fraga, na base de apoio a Vidigal. “Não somos oposição ao prefeito, mas também não somos aliados, o que for bom para o município vamos caminhar juntos. Queremos ser independentes e ter nosso posicionamento. Sabemos que o prefeito vai encontrar dificuldades, diante do cenário da Serra, e cumpriremos nosso papel de fiscalizador durante o mandato”, explicou Rodrigues.

Polarização

Dois grupos estão formados na Câmara de Vereadores, sendo um ligado ao prefeito reeleito Audifax Barcelos, com 11 vereadores, e outro ao ex-prefeito e deputado federal Sérgio Vidigal (PDT), com 12 vereadores.

Entre os aliados de Audifax estão Miguel da Policlínica e Adriano Galinhão (ambos PTC), Guto Lorenzoni (PP), Luiz Carlos Moreira (PMDB), Rodrigo Caldeira e Alexandre Xambinho (ambos Rede), Roberto Catirica e Stefano Andrade (ambos PHS), Robinho Gari (PV), , Cabo Porto e Geraldinho de Feu Rosa (ambos PSB).

Parlamentares com afinidade ao ex-prefeito são Basílio da Saúde (Pros), Neidia Maura (PSD), Nacib Haddad e Geraldinho PC (ambos PDT), Adilson de Novo Porto Canoa (PSL), Raposão (PSDB), Wellington Alemão (DEM), Pastor Ailton e Quelcia (ambos PSC), Fábio Duarte (PDT) e Cleusa Paixão (PMN).

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

17 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

18 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

18 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

19 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

22 horas atrás