Categories: Política

Oposição aposta que Caldeira será presidente da Câmara

a reeleição de Neidia em 1º de janeiro de 2017 foi marcada por polêmica e baixou até polícia no plenário para manter a ordem. Foto: Clarice Poltronieri

Conceição Nascimento

Vereadores da oposição comemoravam ontem à noite, por volta das 20 horas, uma possível reviravolta na política da Serra.  A motivação seria a posse definitiva do vereador Rodrigo Caldeira (Rede) como presidente da Câmara, validando uma eleição realizada em julho de 2017, após o primeiro afastamento da presidente Neidia, que retornou ao cargo por decisão judicial, cinco dias após.

Isso porque Caldeira e parte dos vereadores que fazem oposição à Neidia (Aécio Leite PT, Pastor Ailton PSC e Nacib Haddad PDT) têm a expectativa de um parecer favorável diante dos despachos proferidos pelo desembargador Robson Luiz Albanez dados na noite da ontem (15). A decisão só será publicada ao meio dia de hoje (16), mas os parlamentares se dizem confiantes diante dos argumentos prestados à Justiça.

De acordo com o site do Tribunal de Justiça, o processo relativo ao caso, teve cinco andamentos ontem (quinta-feira), porém as informações contidas não indicam qual a decisão do desembargador.

Esse caso versa sobre a eleição ocorrida em 28 de julho ultimo, após uma decisão de 1º instancia afastar pela primeira vez a presidente Neidia Maura do cargo, por supostas irregularidades na eleição ocorrida em 1º de janeiro de 2017.

Este fato deve embolar ainda mais um cenário já bastante conturbado. Isso porque essa semana, pela segunda vez, a presidente da Câmara Neidia Maura Pimentel foi novamente afastada pela Justiça, mas dessa vez por acusações de improbidade administrativa em outro processo.

Sobre os despachos do desembargador que pode retirá-la da presidência em processo de 2º instância, a reportagem não conseguiu contato.

Já sobre o segundo afastamento, o Tempo Novo conversou com a assessoria de Neidia na manhã de quinta-feira (15) e informou que “foi pega de surpresa” com a decisão de 1º instância. “Não concordamos, mas acataremos” disse em nota. Informou também que Neidia passou o dia de ontem (15) reunida com advogados analisando as justificativas da magistrada e preparando a defesa que fará junto ao Tribunal de Justiça do Estado, onde ingressará nas próximas horas com mandado de segurança e pedido de liminar para retornar às funções de vereadora e presidente.

 

 

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

14 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

15 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

15 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

16 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

17 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

18 horas atrás