Categories: Mestre Álvaro

Hemorragia de um sonho

Yuri Scardini 

Do choque de mudança para o choque de realidade. Esta é uma síntese dos primeiros meses do governo Bolsonaro. Governar um país de proporções continentais como o Brasil demanda quadros políticos que compreendam em minúcia a complexidade desse desafio. Talvez Bolsonaro sequer tivesse noção de onde estava se metendo.

A pesquisa Ibope traz a queda de 15 pontos na aprovação do governo. Este número é muito sintomático, mas não tão imprevisível, uma vez que Bolsonaro prometeu muito e, naturalmente, a capacidade de realizar mudanças é muito mais lenta do que a voraz expectativa de seus eleitores.

Bolsonaro se elegeu prometendo soluções simplórias para o abismo da realidade. “Acabar com a corrupção? Vamos prender o Lula e os “petralhas”! Melhorar a Educação? Vamos dar um fim na doutrinação marxista das escolas! Segurança Pública? A solução é armar todo mundo!” Economia? Agora eu sou liberal!, taokay?”.

O problema é que ele é vidraça agora. E as soluções não apareceram como num passe de mágica. O brasileiro se acostumou a entender a política como um “FlaxFlu”. Isso é muito nocivo para a democracia, uma vez que além de ser um erro infantil, alçar políticos à condição de heróis é uma fantasia perigosa. O fanatismo cego de direita é equivalente ao de esquerda em corporativismo ideológico; aquele mesmo que faz pessoas crerem na inocência do ex-presidente Lula.

A governabilidade de Bolsonaro está condicionada ao seu apoio popular. Portanto, se ele se desidratar, os “leões” de tocaia em Brasília vão dar o bote, e não vai ter Twitter que segure. Outro problema é contemporizar as várias vertentes internas do governo. Obviamente, todo governo tem suas disputas internas; mas sob discurso antipetista, Bolsonaro uniu água e óleo: o positivismo do exército ao fundamentalismo religioso da bancada evangélica. O liberalismo com os ruralistas. Este caldo químico está fervendo e Bolsonaro não dá sinais de que terá habilidade para contemporizar tantos interesses.

Sem contar os atos questionáveis de seus filhos e também suas relações aproximadas com milicianos cariocas. Tudo isso pode deflagrar crises nucleares dentro do governo. Numa avaliação rápida, Bolsonaro vai ficando acuado e a realidade, batendo a porta.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

3 minutos atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

14 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

47 minutos atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

2 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás