Categories: Opinião do Leitor

Opinião do leitor | Cultura indígena deve ser ensinada nas escolas

Fabrício Moreira Rufino é professor de História e atua na Rede Estadual do Espírito Santo e na Municipal de Vila Velha. Foto: Divulgação

Professores, o mês de abril chegou e com ele surge a abordagem da temática indígena. Precisamos desconstruir estes estereótipos acerca dos nossos indígenas. Muito me preocupa a reprodução dessa imagem do índio do Século XVI. Temo pelo reforço da imagem do indígena como preguiçoso, selvagem, infantilizado e não civilizado. Temos que desmitificar a imagem e a história dos nossos indígenas.

Quando vejo, nas redes sociais, fotos de alunos em escolas no “dia do índio” (todo dia era dia de índio, mas escolheram o 19 de abril) e a reprodução contínua focada no indígena colonial, norte-americano, da região amazônica, reforçando o estereótipo, isso me angustia. Me questiono cadê o indígena de nossa região? E o índio urbano? E a diversidade cultural desses povos? As contribuições na formação do nosso Brasil?

Levanto aqui reflexões necessárias: Convidaram indígenas para falarem? Utilizaram literatura infanto-juvenil escrita por indígenas? Discutiram questões atuais sobre a demarcação e a situação das terras indígenas? Será que nossos alunos conseguem reconhecer um índio urbano? Identificam que índio é índio independente do local onde vive,da vestimenta que traje, da profissão que exerça ou da tecnologia que use?

Uma sugestão interessante é levar os alunos a alguma aldeia em Aracruz, uma prática pedagógica incrível, pois visualizo ser a forma de desconstruir essa imagem estereotipada, através da possibilidade de contato com a realidade dos nossos indígenas. Se isso não acontece, não vejo progresso. Apenas retrocesso e reforço da discriminação.

Que a lei 11.645/2008, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e INDÍGENA nas escolas de educação básica, realmente se cumpra. O conhecimento é a maior arma na desconstrução do preconceito. E que você, mestre, faça a diferença na sala de aula!

  • O texto é do professor de História, Fabrício Moreira Rufino, que atua na Rede Estadual do Espírito Santo e na Municipal de Vila Velha
Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Atenção | Sábado é o último dia para confirmar matrícula para o pré-Enem gratuito da Serra

Neste sábado (27) é o último dia para os alunos que se inscreveram no projeto de pré-Enem gratuito da Serra…

1 dia atrás

Noite de puro metal no Mad Rocks nesta sexta na Serra

Nesta sexta-feira (26) a programação do Mad Rocks, na Serra, será marcada por acordes pesados e batidas intensas em uma…

1 dia atrás

Serra terá orçamento de 2.7 bilhões em 2025

O Projeto de Lei 99/2024 tramita na Câmara da Serra e dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias para a…

1 dia atrás

Serra contrata empresa que vai realizar concurso público com 1.500 vagas

O concurso público da Prefeitura da Serra será organizado e realizado através do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação – IDCAP.…

1 dia atrás

PL oficializa hoje pré-candidatura de Igor Elson, candidato de Bolsonaro, à Prefeitura da Serra

Com a presença confirmada de autoridades locais e nacionais, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai oficializar nesta sexta-feira…

1 dia atrás

Sábado com show de rock ao vivo e karaokê no Garage em Laranjeiras

Os amantes do rock alternativo na Serra, tem encontro marcado no Garage Pub, em Laranjeiras, ponto de encontro obrigatório da…

1 dia atrás