Opinião do Leitor

Opinião do leitor: inauguração da capela do Sitio Três Irmãos em Santiago da Serra

Edson Quintino é presidente afastado da ACESS – Comerciante – com formação em licenciatura em filosofia/UFES.

Cortada pelo rio Timbuí que divide os municípios de Fundão e Serra, uma bela história testemunhada, contada e resgatada.

Fiquei feliz em ver o clima positivo entre os presentes que combinou nostalgia, religiosidade, história e futurismo. Velhos amigos, como Sr.Chico, Dr.Luizinho, Renato, Simone, Nonoca, Madalena, Marcos(Alemão), Sérgio, a Lider do congo Valdirene e tantos outros(as). Contei mais de 120 pessoas. A presença do som da banda de congo de Santiago da Serra. Ouvir relatos dos áureos tempos de um Brasil ainda rural, onde se passava a sena social e econômica.

Vi o resgate do profano e o sagrado na mais pura sintonia.

A inauguração da capela, o primeiro culto ministrado pela comunidade de Santiago. A homenagem aos santos São Benedito, Santo Antônio e São Francisco de Assis. A cerimônia de fincada do mastro com estandarte de São Benedito, ouvir a devoção através de rituais e som do congo, em um periodo em que as apresentações ficaram represadas por 2,5 anos, em função da pandemia covid-19, foi apoteótico. Da partilha dos comes e bebes com todos que participaram. Estar ali foi honroso e inesquecível!

Ver a história vivida, nos meus pensamentos, sendo discorrida ali e restaurada em grande estilo, foi sensacional!

Trouxe-me do fundo do baú da memória os nostálgicos tempos dos três irmãos: finados Antônio, Arnaldo e o Francisco(Chico que gosa de saúde). Cada qual possuia característica de se portar e de tocar o empreendimento que se complementavam.

Como não esquecer a “vendinha” da cabeça da ponte, parada obrigatória do velho meu pai, Bebé, para tormar umas e outras. (meu pai, ficava na nossa propriedade em Destacadinha durante a semana. Todo sábado, ao visitar a família no final de semana, em Timbuí, fazia a tal parada).

Lembrar da prosperidade que representava aquele complexo misto de agro-indústria e comércio.

Da geração de trabalho e renda às inúmeras famílias que viviam em torno do negócio. O surgimento do bairro Santiago da Serra.

As boas recordações das vastos canaviais, dos carros de bois lotados de cana a chegar ao engenho a serem moídas, transformadas em garapa, esta destilada e transformada na famosa Aguardente Timbuí, cuja memória, marcou indelevelmente gerações. Lembranças que até os dias de hoje o povo serrano e capixaba não esquecem.

Recordo-me das nossas conversas joviais acaloradas sobre futebol, política, namoradas… a paixão que tinhamos em jogar no Cruzeiro de Timbui… Sobre as peladas (final de semana inteiro) no campinho beira rio.

Lembro-me como se fosse hoje: a moenda num plano mais alto em relação ao depósito de garapa com levedura, até o ponto de alambicacagem. O transporte era por gravidade. Neste trajeto, onde passava a garapa, era onde eu e a molecada, com uma caneca, sem proibições, interceptava o fluxo e saboreava alguns copos…

Enfim, quero parabenizá-los pela brilhante ideia do resgate da história, de transformá-la em negócio e de quebra, mexer com os sentimentos de tantos que se relacionavam direta e indiretamente enquanto negócio e com os laços sociais e familiares. Também, por trazer o profano e o sagrado, intrínseca e inteligentemente muito bem representados, em rituais religiosos, alegres e festivos enquanto elementos da nossa cultura regional.

O autor do artigo é Edson Quintino Filósofo e Presidente Afastado da ACESS.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Corpo é encontrado em fazenda na Serra

Um corpo foi encontrado na porteira de uma fazenda localizada às margens da Rodovia Audifax Barcelos, no bairro Residencial Centro…

13 horas atrás

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

17 horas atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

22 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

22 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

2 dias atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

2 dias atrás