Notícias

Operação prende integrante da facção criminosa PCC na Serra

Operação prendeu integrantes do PCC no Espírito Santo, inclusive, na Serra. Crédito: Divulgação

A Operação Sintonia, liderada pelo Grupo Nacional de Combate ao Crime Organizado (GNCOC), resultou na prisão de oito integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) em diversas cidades do Espírito Santo, inclusive na Serra, nesta quarta-feira (10). A investigação teve início em 2022 e tem como objetivo desmantelar organizações criminosas violentas, combater o tráfico de drogas, lavagem de valores e crimes correlatos.

De acordo com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), a operação está ocorrendo simultaneamente em 13 estados e conta com a participação de 43 promotores de Justiça e 40 servidores dos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaecos) dos Ministérios Públicos. Além disso, mais de mil policiais militares, civis, penais e rodoviários federais foram mobilizados para cumprir 228 mandados de prisão e 223 mandados de busca e apreensão.

Ao todo, 23 mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de São Paulo e Jacareí (SP), Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Vitória, Vila Velha, Viana, Serra e Cariacica, conforme determinado pelo Juízo da 6ª Vara Criminal de Vitória.

Entre os presos estão membros da cúpula do PCC que atuam no sistema prisional capixaba, além de integrantes da facção divididos em áreas de atuação como “geral do Estado”, “geral da rua”, “geral do progresso”, “geral do caixa”, “geral da FM” e “disciplina”.

O GNCOC, criado em 2002 pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), tem como objetivo primordial o combate às organizações criminosas e se caracteriza pela cooperação entre seus membros e a articulação com diversas instituições parceiras no enfrentamento ao crime organizado.

Sob a presidência do procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mario Sarrubbo, o GNCOC mantém grupos de trabalho permanentes integrados por todos os Gaecos dos Estados e do Ministério Público Federal.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

2 horas atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

3 horas atrás

Motorista de Transcol é agredida em briga de trânsito na Serra

Uma motorista de ônibus Transcol, de 40 anos, foi agredida por um homem durante uma briga de trânsito, no bairro…

3 horas atrás

Golfinho é encontrado morto na praia de Manguinhos, na Serra

Um golfinho foi encontrado morto na praia de Ponta dos Fachos, em Manguinhos, na Serra. O animal, achado por moradores…

1 dia atrás

Peça “Os Últimos Dias de Paupéria” será encenada no Eliziário Rangel, na Serra

Neste sábado (18), às 19 horas, o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, na Serra, abre suas portas para…

1 dia atrás