Notícias

Ônibus do Transcol só sairão das garagens com cobradores nesta segunda, diz sindicato

Ônibus só sairão das garagens com cobradores, segundo sindicato. Foto: Gabriel Almeida

A semana pode começar com grandes dificuldades para quem depende do transporte público nas cidades da Grande Vitória, inclusive na Serra. Acontece que o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Espírito Santo (Sindirodoviários) está ameaçando paralisar a circulação dos coletivos do Sistema Transcol caso os cobradores – que estão afastados desde maio de 2020 – não voltem ao trabalho. O movimento será feito nesta segunda-feira (4).

De acordo com um comunicado divulgado pelo presidente do Sindirodoviários, Marcos Alexandre da Silva, o retorno dos cobradores é “algo inegociável” com o sindicato. Alertou ainda que não tolerará “nenhum tipo de retrocesso” e diz se colocar a disposição para todos os profissionais. “O Sindirodoviários comunica ainda que não irá rodar nenhum veículo sem a presença dos cobradores nas roletas”.

Em conversa com o TEMPO NOVO, o ex-presidente e atual secretário do Sindirodoviários, José Carlos Salles, informou que o movimento não se trata de uma greve, mas que pode haver impedimento da saída dos ônibus das garagens das empresas. Segundo o sindicalista, a reivindicação é para que os cobradores voltem a atuar nos ônibus do Transcol.

“Não é greve. Só vamos orientar o trabalhador para que ocupe os seu postos de trabalho já que o empregador vai está pagando o salário. Se eles não voltarem aos ônibus, pode haver paralisação dos ônibus que possuem roletas. Os demais saem normal das garagens”, disse o secretário.

José Carlos Salles ainda afirmou que o sindicato está convocando todos os cobradores para comparecerem nas portas das garagens às 4 horas da manhã desta segunda-feira. “Pedimos que eles voltem aos seus postos de trabalho, já que a redução de salário chegou ao fim no dia 31 de dezembro e as empresas irão pagar os funcionários”, disse.

A reportagem acionou o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) para saber qual a posição das empresas sobre a possível paralisação. Por meio de nota, o sindicato disse que os cobradores ficarão em licença remunerada recebendo seus salários integrais, assim como pagamento de todos benefícios: ticket refeição, plano de saude e seguro de vida em grupo.

Afastamento dos cobradores

O afastamento desses profissionais ocorreu no dia 17 de maio deste ano, com base no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, do Ministério da Economia. O governo federal paga um benefício aos trabalhadores para que eles não fiquem sem renda durante a interrupção dos contratos.

Na ocasião, o Estado havia decidido suspender o contrato de trabalho por apenas dois meses, mas o retorno dos profissionais já foi adiado por três vezes. Até janeiro, os cobradores ficarão afastados, no total, por oito meses.

Vale destacar que, desde maio, os coletivos deixaram de aceitar dinheiro em espécie como forma de pagamento. O motivo é o risco de contaminação da Covid-19, já que as cédulas podem servir como vetor da doença.


CORREÇÃO: O texto desta matéria foi atualizado após contato feito pelo Sindirodoviários. Anteriormente, a reportagem havia tratado o movimento como greve, o que havia sido negado pelo sindicato: “não haverá greve”. Após a publicação da matéria, o Sindirodoviários informou que mesmo sem greve, pode ocorrer paralisação da circulação dos ônibus durante a manhã desta segunda-feira.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Dia das Mães: nove dicas para compras de última hora

O Dia das Mães será comemorado neste domingo (12) e pensando naqueles que deixaram o presente para última hora, Tempo…

8 horas atrás

Três são presos com armas e drogas em praça na Serra

Dois homens e uma mulher foram presos na noite da última quinta-feira (9) com armas e drogas. O caso aconteceu…

15 horas atrás

Distribuidora é interditada por venda clandestina de gás e alimentos na Serra

Uma distribuidora de gás de Feu Rosa, Serra, foi interditada por vender produtos impróprios e gás clandestino. A ação faz…

16 horas atrás

Morre aos 51 anos Cristiano Munhão, artista e antigo morador de Laranjeiras

Cristiano Munhão, conhecido por seu trabalho como desenhista profissional, inclusive para a Marvel nos Estados Unidos, faleceu de forma repentina…

1 dia atrás

Aprovado projeto que prevê internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua

Pode virar Lei na Serra a internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua. É que a Câmara Municipal…

1 dia atrás

Sábado tem aulão solidário de yoga no Parque da Cidade para ajudar gaúchos

Neste sábado (11), a partir das 7h30, a professora de yoga Dani Paixão realizará um aulão solidário no Parque da…

1 dia atrás