Categories: Notícias

Ônibus com Wi-Fi gratuito começam a circular neste mês, promete governador

Serão contempladas com o serviço de internet gratuita, somente os ônibus que fazem as linhas troncais. Foto: Gabriel Almeida

Começa neste mês o serviço gratuito de internet nos ônibus do sistema Transcol. A afirmação foi feita pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), na manhã desta segunda-feira (06) em uma coletiva de imprensa realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

De acordo com o Governo do Estado, agora em maio, o sinal Wi-Fi estará disponível em 100 ônibus de linhas troncais (de terminal a terminal). O governador não informou qual a data exata para o serviço de internet estar disponível. A previsão é de que, em breve, 600 coletivos sejam contemplados.

Durante a coletiva, Casagrande confirmou mais uma vez que em junho os ônibus com ar-condicionado começarão a circular na Grande Vitória. No total, serão 100 ônibus com o novo sistema, mas a previsão é de que até 2022, 600 coletivos estejam com ar-condicionado.

Neste caso, também será somente nos veículos que fazem as linhas troncais. “É um conjunto de melhorias para incentivar cada vez mais a utilização do transporte coletivo, e queremos que esse serviço tenha qualidade”, afirmou Casagrande.

‘Super ônibus’

No mês passado,  a Ceturb iniciou a fase de testes do ‘super ônibus’ que tem 15 metros. Segundo a companhia, o novo coletivo seria uma alternativa ao ônibus articulado, que “é muito caro e possui custo de manutenção muito elevado”. O veículo tem a capacidade de 115 passageiros sentados e em pé.

Por ser muito longo, os testes com o ônibus incluem verificar em quais locais e lugares ele pode rodar, já que dentro dos bairros as ruas são estreitas para determinadas curvas. De acordo com a assessoria de comunicação da Ceturb, a linha escolhida para o teste foi a 503, que faz o trajeto Terminal Laranjeiras – Terminal Vila Velha, via Reta da Penha e Av. Lindenberg.

Os poucos ônibus desse modelo que estão rodando no Brasil são todos da própria fábrica e em fase de teste. Os veículos não foram comercializados para as empresas de ônibus. A Ceturb-ES esclarece que o teste não significa que o Sistema Transcol irá adquirir esse modelo. A capacidade do veículo é de 115 passageiros sentados e em pé. Enquanto os ônibus articulados comportam 125 passageiros sentados e em pé, já o convencional 78 no total. 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Casagrande anuncia reajuste e ES é um dos poucos estados capazes de valorizar servidores

Em meio a crise econômica que muitos estados enfrentam, entre eles, o Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande…

25 minutos atrás

PRF prende homem por importunação sexual dentro de ônibus na Serra

A Polícia Rodoviária Federal prendeu na noite do último domingo (28), no km 251, da rodovia BR-101 na Serra, nas…

36 minutos atrás

Guarda da Serra detém homem e apreende drogas em Barcelona

No fim de tarde desta quinta-feira (26) agentes da Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) apreenderam uma grande quantidade de…

1 hora atrás

Contratação correta e capacitação de colaboradores garantem boas vendas, diz especialista

Quando o assunto é vender, o que não faltam são técnicas e mais técnicas no mercado. E é bem verdade…

2 horas atrás

Motociclista fica ferida após colidir em carro em Jardim Limoeiro

A manhã desta segunda-feira (29) começou com um acidente entre um carro e uma moto no cruzamento da Rua Neuci…

2 horas atrás