Categories: Meio Ambiente

Ong quer revisão de dados sobre poluição da Vale

Poluição por pó preto aflige moradores da Serra e da Grande Vitória. Foto: Arquivo TN

A Ong Juntos SOS Ambiental ES protocolou no Ministério Público do Espírito Santo (MPES), na última segunda feira (22), pedido para que o órgão cobre a revisão do Inventário de Emissões Atmosféricas da Região da Grande Vitória do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), referente a 2015, mas divulgada somente no último dia 10 de julho. A entidade argumenta que o volume de pó preto e gases gerados na planta da Vale em Tubarão não contabilizou os dados das usinas I e II, que estavam paradas na ocasião e teriam retornado as operações somente em 2018.  

Representante da Ong, Eraylton Moreschi, diz que os dados também revelam outro problema. A poluição da Vale mostrada pelo Inventário do Iema está acima do que foi previsto pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA) feito por ocasião da expansão produtiva das usinas I a VII e para a construção da usina VIII, mesmo estando paradas as duas primeiras unidades pelotizadoras no ano de 2015.

O ativista também questiona a legalidade da emissão da Licença de Operação (LO) emitida em 2014 pelo Iema para a usina VIII da mineradora. Segundo ele, houve intervalo de mais de sete anos entre a emissão da Licença de Instalação (LI), concedida em 21 de junho de 2007, e a liberação da LO, ocorrida em 8 de agosto de 2014. Pela regra, esse prazo tem de ser no máximo de seis anos.

Eraylton destaca, ainda, que, diante do quadro, a Ong pediu ao Iema a interdição das atividades de pelotização de minério de ferro nas usinas de I a VIII da Vale, em Tubarão, e acionou o MPES para acompanhar o caso.

A reportagem acionou o Iema e a Vale, mas nem a assessoria de imprensa do órgão estadual nem a da mineradora deram retorno até o horário de fechamento da edição às 18h de ontem (25).  

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

14 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

16 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

21 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

2 dias atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás