Categories: Amar é o Bicho

Ong da Serra aposta em terapia com animais em hospitais da Grande Vitória

 

Nélly Blanco com o seu cãopanheiro Pingo, funcionários do Hospital Meridional e a presidente da Adada, Glória Cunha. Foto: Divulgação

Por Vivian Nardoto

Não é  novidade para ninguém que os animais estão sendo cada vez mais considerados como um membro da família. Pensando nisso, a Adada (Associação dos Amigos dos Animais), está apostando e investindo na tendência mundial de humanização hospitalar, onde alguns hospitais abrem as portas para os animais como forma de auxiliar nos tratamentos muito prolongados ou dolorosos e no aumento da qualidade de vida dos pacientes considerados terminais. Também faz uma enorme diferença no tratamento de crianças, idosos, e pessoas especiais.

A Humanização Hospitalar não é uma técnica, e sim um processo que tem por objetivo tornar o ambiente hospitalar mais humano, socializar. Valorizando a dignidade  e a relação dos pacientes com a família e os profissionais de saúde.

Não podemos esquecer que esse processo necessita seguir protocolos de boas práticas, para evitar contaminação e transmissão de doenças para os pacientes envolvidos, e alguns “acidentes”.

Em geral, são utilizados os animais terapeutas nesse processo, que têm características de personalidade compatível com a “profissão” de terapeuta, e são especialmente treinados para saberem como se comportar em cada caso. Mas, também há a situação onde o paciente tem um animalzinho muito querido, e a presença dele de forma programada, faz muito bem , principalmente, para o emocional do paciente.

O pontapé inicial foi dado pela presidente da Adada, a médica veterinária Glória Cunha no hospital Meridional, em Cariacica. A primeira paciente a participar do projeto Animais Terapeutas foi Nélly Blanco, jornalista e professora, que está internada há 3 meses por consequência de um acidente de trânsito. Ela teve acesso ao seu cãozinho Pingo e emocionou a todos que estavam no local.

A visita de Pingo a Nélly ajudou inclusive a normalizar as taxas dos exames da paciente. Foto: Divulgação

“A visita do Pingo foi muito importante pra mim. Eu já estava bem cansada e sem muito alento, porque passei aqui dentro do hospital por um fim de namoro, estava muito decepcionada, muito triste e sentindo falta demais do meu menino, Pingo, meu companheiro. Ele é um cachorro que sempre fica ao meu lado nas horas felizes e tristes, não posso reclamar pois meus amigos me dão muito apoio, mas rever o Pingo, pegar ele no colo, sentir o cheiro dele, renovou minhas esperanças, a minha vontade de sair daqui logo. Até minhas taxas melhoraram, foi impressionante, de tanto que ele tem influência na minha vida. É um amor verdadeiro, que está sempre com você, que não te abandona. Foi maravilhoso poder ver o Pingo, conversei isso com a psicóloga e o Hospital Meridional conseguiu junto a Adada esta visita do Pingo e a visita dele foi um renovo pra mim. Eu faço tratamento de hiperbárica e foi necessário pessoas para me descer antes. Eu não tenho como agradecer isso. Ver ele me fez querer sair daqui e já pensar inclusive em retomar minha vida”.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Véspera de feriado ao som de pagode, samba, sertanejo e rock na Serra

Quarta-feira – dia 1º de maio – é feriado do Dia do Trabalho e o happy hour da última terça-feira…

18 horas atrás

Hip hop e rap da Serra são destaques no primeiro dia da Expo Tattoo em Vitória

A 9ª Convenção de Tatuagem começa nesta sexta-feira (3) e seguirá até domingo (5) no Centro de Convenções de Vitória.…

19 horas atrás

Homem é preso após furtar 9 peças de picanha dentro de supermercado na Serra

Um homem de 30 anos foi preso enquanto cometia um furto de nove peças de picanha maturada em um supermercado…

19 horas atrás

É feriado nesta quarta-feira: veja o que funciona e o que não abre na Serra

Feriado Nacional: no dia 1º de maio celebra-se o Dia do Trabalhador, e tanto o comércio quanto as repartições públicas…

20 horas atrás

Cobras invadem condomínio da Serra e causam pânico em moradores

Os moradores de um condomínio em Balneário de Carapebus, na Serra, estão cada vez mais preocupados com frequentes invasões de…

22 horas atrás