Categories: Mestre Álvaro

Onde a chuva dói mais – Leia o editorial do Tempo Novo

  • Por Bruno Lyra

Comparada à situação dos municípios vizinhos, a Serra não tinha passado por grandes problemas com as chuvas das últimas semanas. Até que na sexta-feira (22), a chuva desabou com intensidade no município e, além de prejuízo e sofrimento para muitas pessoas, trouxe lições.

Alguns locais da cidade, onde houveram intervenções de infraestrutura de drenagem, reagiram bem. Caso da Avenida Central de Laranjeiras, a Grande Jacaraípe e Nova Almeida. Outros evidenciaram a fragilidade diante de fenômenos que tendem a ser mais intensos à medida que se agravam as consequências das mudanças climáticas.

Caso do trecho da BR-101 entre Laranjeiras e Limoeiro, na altura de José de Anchieta. Por conta do alagamento, foram horas de trânsito parado. Impacto não só local, mas nacional, uma vez que a via é rota do tráfego rodoviário no litoral do país.

Seu substituto, o Contorno do Mestre Álvaro, que está em obras, passará numa região baixa que ficou inundada, com água invadindo o aterro onde será implantada a pista. Um desafio e tanto será impedir que o tráfego não seja interrompido por lá em razão das chuvas bravas. Da mesma forma, será preciso impedir que o Contorno do Mestre vire dique a piorar os alagamentos em empresas e bairros nas baixadas do entorno da famosa montanha serrana.

Outro ponto crítico foi Vista da Serra e Planalto Serrano, na região da Sede. Anabolizado pelo rompimento de uma represa (outro item a se cuidar) aos pés do Mestre Álvaro, o córrego Dr. Róbson invadiu casas e comércios. Há de se lembrar que o córrego foi canalizado e, sobre ele, implantada uma rua em 2009. Obra feita pela Prefeitura da Serra e aprovada pela comunidade na época.

A rodovia Norte-Sul em frente ao trevo de Colina de Laranjeiras também alagou e impediu o trânsito. Ruas em Jardim Limoeiro também ficaram sob as águas. Curioso notar que são locais altos, o que escancara as deficiências na drenagem.

Mais uma vez – tirando uma exceção ou outra –, os que mais sofreram foram as pessoas de baixa renda, cuja condição socioeconômica as empurrou para locais duvidosos, como beira de córregos e várzeas. Esses locais deveriam ser de preservação permanente, como diz a lei.

As águas de enchentes se misturaram ao esgoto, retrato da deficiência crônica do saneamento e fato que pode ter consequências a curto prazo na saúde. Doenças como leptospirose, hepatite e desinteria se propagam assim. Muita atenção também com a dengue e outras transmitidas pelo Aedes aegypti nas próximas semanas. Tem muita água para mosquito se reproduzir.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Bolo e política: Muribeca, Vidigal e Audifax sopram as velinhas (consecutivamente) essa semana

Durante essa semana, a Serra será palco de celebrações políticas no mínimo inusitadas, com os aniversários de três importantes (e…

9 horas atrás

Imperador da Serra lança novo álbum com releituras de arrocha e sertanejo

O músico Allan Lúcio Imperador, de Jacaraípe, na Serra, renovou sua identidade artística em 2024, adotando o nome Allan Silva…

9 horas atrás

Exagerado abre 2.800 vagas de emprego na Serra

O Exagerado, outlet que acontece entres os dias 15 e 19 de maio, abriu 2.800 vagas de emprego na Serra.…

10 horas atrás

Marcos Arrebola lança sétimo livro de sua carreira na Serra

Nesta quinta-feira (9), às 18 horas, o escritor Marcos Arrebola irá lançar seu mais novo livro na Serra. Intitulado "Rosto…

11 horas atrás

Museu do Negro será palco de festa da literatura capixaba no fim de semana

Neste final de semana - dias 10 e 11 de maio será realizada a 1ª FLIPES - Festa da Literatura…

12 horas atrás

Pagamento do IPTU na Serra é prorrogado para o final de maio

O pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU foi prorrogado pela Prefeitura da Serra. Agora, o pagamento…

13 horas atrás