Notícias

Onda de violência: Serra suspende aulas em escolas de Nova Almeida

Aulas foram suspensas nas escolas de Nova Almeida, na Serra, após clima de tensão. Crédito: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação da Serra informou, na manhã desta quinta-feira (28), que as aulas de todas as unidades escolares da região de Nova Almeida estão suspensas. A medida foi tomada após os bairros registrarem uma onda de violência, com toque de recolher, mortes, roubos e ataques à polícia. O clima atual do bairro, apesar do controle da ordem pública, ainda é de medo.

De acordo com a Prefeitura da Serra, ainda não há previsão para a retomada das aulas na região. O Município justifica o cancelamento das aulas por conta da segurança de alunos e profissionais. Apesar disso, a Sedu diz que “assim que a situação for normalizada as escolas e creches serão reabertas”.

Entenda o confronto no bairro da Serra

Conforme informado anteriormente pelo Jornal TEMPO NOVO, a região de Nova Almeida foi tomada por um confronto armado entre criminosos e a Polícia Militar, além da participação de alguns populares em protesto, utilizando até queima de pneus e atirando pedra contra agentes da Segurança Pública. Duas pessoas morreram, três foram presas e dois carros foram roubados.

O ‘clima de guerra’ foi instaurado após a morte de Jeferson da Silva de Oliveira, de 22 anos, em uma ação da polícia, que ocorreu perto do fim da manhã. O jovem foi morto após levar um tiro no peito de um policial. A polícia deu duas versões do caso. Na primeira, afirmou que o militar tentou abordar a vítima após situação suspeita.

Neste momento, o indivíduo teria tentado pegar uma arma que estava na sua cintura e, para se proteger, o policial teria atirado antes e acertado o criminoso no peito. O ferido chegou a ser socorrido pela própria guarnição, mas morreu ao dar entrada no Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras.

Já numa versão apresentada na tarde desta quarta-feira, o capitão Diego D’avilla, subcomandante da 14ª Companhia Independente da PM, afirmou que uma ação foi montada no dia de hoje para combater o tráfico de drogas na região. Ao chegar numa determinada região, diversos indivíduos teriam sido abordados, mas Jeferson empreendeu fuga.

“Esse cidadão empreendeu fuga. Vendo que não teria condições de fugir, ele sacou uma arma da cintura na intenção de atirar nos policiais. Antes dele conseguir, os policiais efetuaram um disparo que acertou ele”, relatou o capitão Diego D’avilla.

O capitão confirmou que a vítima chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital Jayme dos Santos Neves.

Confusão começou após morte de suspeito

A morte de Jeferson – que foi apontada pela Polícia Militar como um dos chefões do tráfico de Nova Almeida – resultou em um toque de recolher, imposto por criminosos. Os bandidos tomaram conta de ruas e avenidas da região, inclusive, no centro de Nova Almeida e obrigaram os comerciantes a fecharem as portas.

Além disso, saíram nas ruas e enfrentaram os policiais, que revidaram com tiros de borracha e disparos de arma de fogo. Após um tempo, os militares conseguiram amenizar a situação, porém, durante este período outros crimes foram cometidos e um militar chegou a ser baleado na mão.

Policial baleado e carros roubados no bairro da Serra

Um dos carros foi jogado no rio Reis Magos, na Serra. Crédito: Divulgação

Durante o confronto, os bandidos tentaram roubar dois carros. Em um dos casos, entretanto, o criminoso suspeito não esperava que o proprietário do veículo era um policial militar de folga, que trocou tiros com os bandidos. Um dos criminosos foi baleado na mão e socorrido. O policial em questão também levou um tiro de raspão e recebeu o atendimento necessário.

Além deste caso, um outro veículo foi furtado. Os bandidos tomaram o carro de um morador de Nova Almeida enquanto ele tentava se proteger do tiroteio. Os suspeitos utilizaram o carro e, posteriormente, o quebraram e o lançaram no Rio Reis Magos.

A vítima passa bem e contou, nas redes sociais, que não chegou a ser abordados pelos bandidos.

Jovem de 18 anos morre durante confronto e família pede justiça

João Pedro de 18 anos foi baleado na região do pescoço. Crédito: Divulgação

Ainda durante o confronto da polícia com os bandidos, um segundo óbito foi registrado. Trata-se de João Pedro Farias de Souza, de 18 anos. De acordo com o capitão Diego D’avilla, a morte ainda está sob investigação policial. “Socorremos esse outro cidadão (referindo-se a João Pedro) que acabou vindo a óbito no hospital. Esse segundo foi resultado de toda essa situação, mas ainda vai ser verificado em qual momento ele foi baleado e de onde partiu o disparo. O que se sabe, até então, é que ele tem passagem por tráfico”, afirmou.

Entretanto, a reportagem do Jornal TEMPO NOVO foi procurada por um familiar de João Pedro e sob condição de anonimato o familiar afirmou que o rapaz tinha 18 anos, era estudante da escola Virgínio Pereira, que fica localizado Nova Almeida Centro. “Rapaz novo, muito caminho pela frente, estava em busca de uma vida melhor”, disse.

A pessoa ainda se disse indignada com a ação policial, que de acordo com ele foi exagerada. “Eles vieram brutalmente para cima dos moradores; João Pedro tinha uma mãe, uma mulher, irmão, uma irmã e um sobrinho. Todos do bairro estamos abalados”.

O familiar confirmou ainda que, no passado, João Pedro já teve envolvimento com tráfico, entretanto, “saiu desse mundo em busca de uma vida melhor”; e completou: “ele estava estudando, todo mundo da escola Virgínio conhece ele. Queremos Justiça”, finalizou o familiar.

Tentativa de ataque contra policiais de DPM da Serra

Mas as ações criminosas não pararam por aí. Alguns bandidos ligados ao tráfico planejaram um ataque contra o Destacamento de Polícia Militar (DPM) situado em Nova Almeida. A situação, no entanto, segundo a Polícia não chegou as vias de fato, já que o ataque foi impedido.

Circulação de ônibus suspensa

Os bairros de Nova Almeida, na Serra, estão com a circulação dos ônibus do Transcol suspensa. De acordo com a Ceturb, por razões de segurança, os ônibus estão indo somente até o radar de Marbela e, posteriormente, retornando para os terminais. Ainda não há um prazo definitivo para que a circulação dos coletivos seja normalizada.

A companhia afirma que a retomada só irá acontecer após a situação do bairro “voltar ao normal”.

Apoio da Guarda Municipal da Serra

Crédito: Divulgação

A Guarda Municipal da Serra enviou guarnições para garantirem a segurança dos moradores de Nova Almeida e o pleno funcionamento do comércio.

De acordo com a comandante da Guarda da Serra, Laís Araújo, o objetivo é dar apoio as forças de segurança e atuar na manutenção da ordem pública da região de Nova Almeida. Viaturas estão posicionadas em pontos estratégicos como, por exemplo, nas proximidades de unidades de saúde e escolas.

Além disso, os agentes estão realizando patrulhamento ostensivo pelas demais ruas dos bairros de Nova Almeida, principalmente, nas proximidades de Parque das Gaivotas, local onde o conflito se iniciou.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Corredor da Serra participará de Maratona no Rio de Janeiro

O morador da Serra, Rodrigo Araújo participará um Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O atleta conta os preparativos para…

4 minutos atrás

Carro pega fogo na Av Talma Rodrigues, na Serra

Um carro de passeio pegou fogo na noite deste sábado (18) no meio da Av Talma Rodrigues, no bairro Civit…

5 horas atrás

Serra tem o segundo maior tapete de Corpus Christi do ES

No dia 30 de maio, acontece a 12ª edição da Solenidade de Corpus Christi, no bairro Barcelona, na Serra. Além…

5 horas atrás

Proprietária de cervejaria destaca a importância de mulheres neste mercado

Com um mercado essencialmente masculino, a cervejaria ainda encontra obstáculos para inserção de mulheres nesse setor. A proprietária de uma…

23 horas atrás

Reiki, massoterapia e ioga no Serra + Cidadã deste sábado (18)

  Neste sábado (18), no Serra + Cidadã, que acontece das 9 às 16 horas, em Cidade Pomar, os moradores…

1 dia atrás

Justiça manda prender motorista que matou adolescente atropelada

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou nesta sexta-feira (17) a prisão preventiva do motorista que atropelou e…

1 dia atrás