[secondary_title]

Óleo da Vale invade lagoa e casas em Hélio Ferraz

- PUBLICIDADE-

Por Bruno Lyra

Moradores observam a retirada do óleo. No muro, a marca de onde a água oleosa chegou. Foto: Bruno Lyra
Moradores observam a retirada do óleo. No muro, a marca de onde a água oleosa chegou. Foto: Bruno Lyra

Como se não bastasse o drama de ter suas casas inundadas pelas águas imundas da lagoa Pau Brasil, os moradores da parte baixa de Hélio Ferraz tiveram uma dor de cabeça extra: o óleo que vazou de uma estação de tratamento de resíduos da Vale, localizada no interior do Complexo de Tubarão.

Na manhã de hoje ainda havia casas alagadas. E uma equipe a serviço da Vale trabalhava no local, com barco e boias de contenção para impedir que óleo atinja a lagoa do Parque Botânico da empresa e chegue até a praia de Camburi, onde deságua o córrego principal desta microbacia hidrográfica.

Em nota a Vale disse que o vazamento de óleo foi em decorrência da chuva, que na região vizinha ao Complexo de Tubarão, no bairro Novo Horizonte, atingiu impressionantes 385 milímetros, o maior índice já registrado na história do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper).

Em nota a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), informou que está monitorando a situação e que está adotando as “providências necessárias”. Mas não detalhou que providências seriam essas e nem informou se a Vale será notificada e multada.

A reportagem procurou a assessoria do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), que até às 13hs desta segunda (03) não retornou os questionamentos.

 

Drama e protesto

lagoa pau braasil helio ferraz
Quatro dias depois da chuva o nível da lagoa ainda está alto. Foto: Bruno Lyra

Na manhã de hoje ainda havia casas inundadas com a água contaminada no bairro. Segundo o morador Weber de Araújo, cerca de 70 casas foram atingidas pela enchente que veio com óleo.

Indignados com a situação, cerca de 80 moradores fecharam a entrada da Vale na avenida Dante Micheline, em Jardim Camburi. Os moradores entendem que a inundação é por falta de limpeza na lagoa e no córrego que desce dela, cuja maior parte está na Vale. E também reclamam do óleo vazado.

A ação contou com o suporte de dois vereadores residentes no bairro: o presidente da Câmara Guto Lorenzoni(PP) e Tio Paulinho(PV). No início da tarde, desabrigados permaneciam no Centro Municipal de Educação Infantil(CMEI) “Bem-me-quer”.

Na casa de uma das moradoras, Aparecida Martins, ainda tinha água com óleo até a metade da residência. “Eu, meus três filhos, minha nora e meu marido estamos sem poder voltar. A Vale ficou de nos dar uma solução até sexta(07). Se não resolver, faremos mais manifestações”, alertou.

 

Recomendação

O presidente da Câmara Guto Lorenzoni, disse que vai enviar uma recomendação à Vale e ao Executivo Municipal para que arrumem solução definitiva para o problema da lagoa. Medida que será extensiva à Cesan.

Isso porque a empresa instalou rede de esgoto na região, que nas chuvas retorna e invade as casas, além de não ter melhorado a situação ambiental da lagoa. “Os moradores pagam um serviço à Cesan que deixa a desejar. Já a Vale tem que fazer o desassoreamento da lagoa como um todo para melhorar a vazão. E vamos acompanhar se o suporte que a Defesa Civil está dando aos moradores é adequado”, concluiu.

 

Moradores querem ressarcimento e pedem ajuda

Já o vereador Tio Paulinho disse que a Vale recebeu uma pauta de reinvindicação dos moradores contendo pedidos de ressarcimento das perdas materiais com o transbordamento da lagoa contaminada por óleo. “A Vale vai receber os moradores na sexta. Vamos ver se ela repõe os móveis e eletrodomésticos perdidos. E qual solução dará contra os alagamentos na lagoa”, pontuou.

Os desabrigados e aqueles que já conseguiram retornar para suas casas estão precisando de ajuda. As maiores necessidades são de alimentos não perecíveis, roupas e colchões. Doações podem ser feitas no próprio CMEI “Bem-me-quer” em qualquer horário ou com Elaine Gonçalves 99746 – 6811, que está dando suporte aos desabrigados. Com a colaboração de Anderson Soares e Conceição Nascimento

Homem é morto a tiros em frente de distribuidora na Serra

Um homem, de 25 anos, foi morto a tiros em frente a uma distribuidora de bebidas localizada no bairro Vista da Serra I, na...

Bebê de três meses dá entrada em UPA de Castelândia com hematomas

Uma bebê de três meses foi transferida para hospital infantil, em Vitória, após ser levada a Unidade de Pronto Atendimento de Castelândia, na Serra,...

Vacinação contra raiva para cães e gatos neste sábado e domingo na Serra; veja os bairros

A Prefeitura da Serra vai vacinar cães e gatos contra raiva neste sábado (21) e domingo (22), das 8h às 17 horas. Serão 105...

Moradores de Vista da Serra sofrem com atraso e diminuição de linhas do Transcol no bairro

Os moradores de Vista da Serra I e II, bem como de bairros adjacentes, estão enfrentando problemas significativos para acessar o transporte público, especialmente...

Secretaria de Educação abre processo seletivo para professores com salários de R$ 6 mil

A Secretaria de Educação (Sedu) abriu um processo seletivo simplificado para contratação de professores habilitados. As oportunidades são destinadas à formação de um cadastro...

Novembro terá HallowNerd com MC Maha em Vitória

No dia 2 de novembro (sábado), às 22h, o Club 106 será o palco do HallowNerd. Voltado para o público +18 que ama cultura...

Comunicado – 20/09/2024 – 2ª edição

publicidade legal - 20-09-2024 - 2ª ediçãoBaixar

Comunicados – 20/09/2024

publicidade legal - 20-09-2024Baixar

Álcool é um dos maiores fatores de risco para câncer de mama, afirma OMS

Ingerir bebida alcoólica, mesmo que moderadamente, é um dos principais fatores de risco para o câncer de mama. O alerta foi feito pela Agência...
...