Categories: Notícias

Oficina de sabão ecológico de graça na Serra

Qualquer morador das comunidades onde há o projeto De Olho no Óleo pode participar, basta se inscrever na associação de moradores. Foto: Divulgação

Não sabe o que fazer com aquele óleo de cozinha velho? Uma boa dica é aprender a reutilizar o produto por meio do sabão ecológico.

Na Serra existe o projeto De Olho no Óleo, que tem como objetivo a educação ambiental ressaltando os benefícios ambientais da coleta seletiva do óleo de cozinha, de forma a contribuir para a diminuição dos impactos negativos desse resíduo sobre o meio ambiente.

Dentre as atividades do projeto está a oficina de eco sabão. E nesta quarta-feira (09), será a vez dos moradores de São Diogo receberem a equipe da Secretaria de Meio Ambiente. Também já estão agendados mais três eventos: um em São Patrício (15/09) e dois em Novo Horizonte (nos dias 17 e 22/09).

Até o final de outubro, a expectativa é realizar entre 10 e 12 oficinas de eco sabão, com a participação de aproximadamente 200 moradores das regiões de Laranjeiras, Civit e Praia.

Qualquer morador das comunidades onde há o projeto pode participar, basta se inscrever na associação de moradores de seu bairro.

Nas oficinas, os moradores aprendem a reutilizar o resíduo do óleo de cozinha coletado no próprio bairro. Além de evitar que estes resíduos de óleo sejam despejados no ambiente e nas redes de esgoto, a produção de sabão ecológico gera economia financeira aos moradores participantes.

De Olho no Óleo

O projeto De Olho no Óleo tem como objetivo organizar e implantar um sistema comunitário de coleta e destinação adequadas o resíduo de óleo vegetal domiciliar no município da Serra, em locais indicados pelas associações de moradores e os supermercados, sensibilizando a população a respeito dos prejuízos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado desse resíduo doméstico.

Entre as ações desenvolvidas estão entrega dos coletores – dois coletores de óleo tipo “bombona” para cada associação participante do projeto e um coletor padrão para o descarte das garrafas PET com óleo e um banner do projeto para cada supermercado; além de palestras educativas nas escolas municipais de ensino fundamental e nas associações de moradores dos bairros que participam do projeto.

Também fazem parte das ações a distribuição de material educativo; a entrega de adesivo da campanha e um biocoletor domiciliar para os moradores participantes e ainda as oficinas de sabão ecológico.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Aristóbulo Barbosa Leão: ano letivo de 2025 será em sede oficial

A sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEMF) Aristóbulo Barbosa Leão que está passando por obras há…

11 horas atrás

Mulher morre após sobrinho jogar cloro no ouvido dela na Serra

Uma mulher de 62 anos foi morta pelo próprio sobrinho durante uma briga dentro de uma casa no bairro André…

14 horas atrás

Homem pula muro e mata mulher a facadas na Serra

O homem, identificado como Ademir Fontana de Oliveira, de 51 anos, foi preso em flagrante pelo assassinato de Yasmin Narciso…

19 horas atrás

Contorno de Jacaraípe tem entrega adiada para final de 2025

O Governo do Estado revelou ao Tempo Novo que as obras de construção da ES-115, nomeada Contorno de Jacaraípe, na…

1 dia atrás

Serra conta com 22 pontos próprios para banho

O primeiro final de semana de maio começa com a promessa de sol, e como a combinação perfeita para esse…

2 dias atrás

Granada é detonada em frente ao Hospital Materno na Serra

A perseguição policial que assustou pacientes do Hospital Municipal Materno Infantil da Serra na tarde desta sexta-feira (4) acabou com…

2 dias atrás